Domingo, 23 de fevereiro de 2025
Por Redação O Sul | 19 de agosto de 2016
Brasil e Alemanha disputam neste sábado (20), às 17h30min, no Maracanã, a medalha de ouro do futebol masculino dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro. Ambos os adversários nunca venceram antes o torneio olímpico. Dos quatro jogadores da dupla Gre-Nal na equipe brasileira (os gremistas Wallace e Luan e os colorados William e Rodrigo Dourado), os dois do Grêmio iniciam a partida.
O time canarinho ainda não sofreu gols na Olimpíada, e marcou 12 em cinco jogos. O quarteto da frente (Gabriel Jesus, Luan, Neymar e Gabigol) é o ponto que pode desequilibrar diante dos alemães. Em caso de conquista do inédito ouro, o prêmio será de 325 mil reais para cada um dos 18 jogadores.
Um assunto muito comentado antes desta decisão é a possibilidade de vingança do Brasil diante dos germânicos pelo retumbante fiasco de dois anos atrás, quando a Seleção principal foi eliminada nas semifinais da Copa do Mundo pela Alemanha por 7 a 1, no Mineirão.
Os alemães, por sinal, tentam afastar qualquer relação entre o que aconteceu em 2014 e o encontro deste sábado. O único jogador que estava no Mineirão e que estará no Maracanã é o zagueiro Matthias Ginter, que não entrou em campo no Mundial. Agora, ele é titular. Neymar, não custa lembrar, não enfrentou os europeus por ter sido alijado do Mundial no jogo contra a Colômbia, quando sofreu lesão.
De qualquer maneira, o confronto promete fortes emoções. Muitos torcedores devem estar se perguntando depois de três pratas em finais olímpicas: será desta vez que o ouro vem? Resposta a partir do fim da tarde deste sábado no emblemático Maracanã.
Brasil: Weverton; Zeca, Marquinhos, Rodrigo Caio e Douglas Santos; Walace, Renato Augusto, Neymar e Luan; Gabriel Jesus e Gabigol. Técnico: Rogério Micale.
Alemanha: Timo Horn; Jeremy Toljan, Matthias Ginter, Niklas Suele e Lukas Klostermann; Sven Bender; Julian Brandt, Lars Bender, Maximilian Meyer e Serge Gnabry; Davie Selke. Técnico: Horst Hrubesch.
Local: Estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro (RJ). Quando: Sábado. Horário: 17h30min. Na TV: Rede Globo, SporTV e FOX Sports.