Terça-feira, 22 de abril de 2025
Por Redação O Sul | 20 de junho de 2019
O Dia Mundial do Refugiado é celebrado nesta quinta feira (20), e para conscientizar sobre o tema, o Alto comissariado das Nações Unidas (Acnur) divulgou um relatório com números relativos a quantidade de pedidos de asilo feitos por pessoas que estão fugindo de guerras, crises e perseguições.
De acordo com o Acnur aproximadamente 71 milhões de pessoas tiveram que sair de suas casas e o Brasil tornou-se o 6° país com mais pedidos de refúgio, ficando atrás somente dos Estados Unidos, Peru, Alemanha, França e Turquia. Apenas em 2018 o Brasil recebeu 80 mil novos pedidos de asilo, a maior parte sendo de venezuelanos.
Em média, 470 novas pessoas chegam por dia a Roraima. Número abaixo do registrado em 2018. As informações são do coronel George Kanaan, da Força Tarefa Humanitária da Operação Acolhida.
“Observamos que o número de desassistidos aumentou. Isso impactando no abrigamento e em pessoas desassistidas na rua. Para mitigar isso, uma vez temos 11 abrigos, nós fizemos um ordenamento da rodoviária internacional, e ali temos vários serviços como posto de informações, guarda-volumes protegida e um espaço seguro para doações.” afirmou o coronel.
Além de venezuelanos o país também tem recebido inúmeros pedidos de países africanos e árabes.
Confira o novo projeto da Chef Paola Carosella no qual a mesma cozinha, com refugiados, pratos típicos de seus países. A série de videos deverá ser lançada nesta quinta-feira. (20).