Ícone do site Jornal O Sul

Brasil no surfe em Paris 2024: formato, programação e onde assistir

o surfista de 30 anos conseguiu as duas maiores notas da bateria: 8.10 e 6.67, num total de 14.77. (Foto: William Lucas/COB)

Entre as principais chances de medalha para o Brasil nos Jogos Olímpicos de Paris 2024, o surfe começa a ser disputado neste sábado (27), com as primeiras baterias do masculino e do feminino.

Sendo a maior equipe da Olimpíada no esporte, os seis surfistas brasileiros já estão em Teahupo’o, no Taiti, desde o último domingo (21). Gabriel Medina, Filipe Toledo, João “Chumbinho” Chianca, Tati Weston-Webb, Luana Silva e Tainá Hinckel treinam juntos para buscar mais pódios para o Brasil. Em Tóquio 2020, quando o surfe estreou no programa olímpico, o Brasil faturou o ouro na disputa masculina com Ítalo Ferreira. No feminino, a norte-americana Carissa Moore foi a campeã.

Formato

O surfe em Paris 2024 será disputado em oito baterias com três surfistas em cada. Quem vencer a primeira rodada, avança direto para a terceira. Já os atletas que ficarem em segundo e terceiro lugares terão que disputar a repescagem.

A partir da repescagem, as baterias passam a ser eliminatórias com disputa de um contra um. Esse formato segue pelas fases seguintes: terceira fase, quartas de final, semifinal, disputa de bronze e final.

No total, 48 surfistas disputam os Jogos Olímpicos, sendo 24 no feminino e 24 no masculino. As baterias já foram definidas e, entre as mulheres, as brasileiras Tainá Hinckel e Luana Silva vão se enfrentar logo na primeira rodada.

Baterias do masculino:

Baterias do feminino

Onde assistir

A Olimpíada de Paris será transmitida na Globo (TV aberta), SporTV (TV fechada) e Cazé TV (YouTube, Twitch e Prime Vídeo, para assinantes).

Agenda do surfe em Paris 2024

As baterias do surfe nos Jogos Olímpicos de Paris 2024 começam neste sábado (27), com a primeira rodada. Serão quatro dias de disputa no total, terminando na terça-feira, dia 30 de julho. Apesar das datas previstas, o cronograma pode ter alterações por conta de condições climáticas. Caso isso aconteça, a disputa pode se estender até o dia 5 de agosto.

Sair da versão mobile