Ícone do site Jornal O Sul

Paris 2024: Brasil perde para a Holanda no handebol feminino e tem classificação ameaçada

Essa foi a terceira derrota da equipe nesta Olimpíada. (Foto: Luiza Moraes/COB)

A seleção brasileira de handebol feminino perdeu para a Holanda por 31 a 24, nessa quinta-feira (1º), nos Jogos Olímpicos de Paris, na França. Essa foi a terceira derrota da equipe nesta Olimpíada.

O resultado complicou a situação do Brasil no Grupo B. A seleção é a quinta colocada, com apenas dois pontos em quatro partidas. Agora, as brasileiras precisam vencer a Angola na manhã deste sábado (3) para continuar na competição. Já as holandesas, em segundo lugar no grupo, estão classificadas para as quartas de final.

A partida

A Holanda perdeu a armadora Estavana Polman, machucada em um lance, mas abriu com dois gols e anulou a reação do Brasil – que chegou a liderar no placar com boa defesa de Gabi e gol de Jéssica. As europeias viraram após Samara perder um tiro de sete metros – e a chance de ampliar para 6 a 4.

O Brasil liderou pela última vez depois que a holandesa Larissa Nusser sofreu exclusão por puxar Tamires. A partir daí, Bo van Wetering iniciou a reação definitiva da Holanda, chegando a dez gols e mantendo vantagem de cinco. A entrada da goleira Renata de Arruda não surtiu o efeito esperado; restou trazer Gabi Bitolo para armar. No fim, Ana Claudia diminuiu completando boa jogada.

Com 17 a 13, o Brasil trouxe Gabi para a trave e ainda diminuiu a diferença para três gols. Porém, perdeu Tamires, que levou um cartão vermelho por uma cotovelada na pivô Tamara Haggerty. As holandesas reapareceram após um gol de Gabi Bitolo, na recomposição brasileira após a interrupção. Depois que Patrícia anotou o 18º gol da seleção brasileira, a Holanda estendeu sua vantagem para seis no placar.

A partida se estabilizou até a metade do segundo tempo; aí, Ana Claudia reduziu depois de outra boa defesa de Gabi. A goleira, porém, vacilou e facilitou para a Holanda marcar o 26º. Renata voltou à quadra nos últimos minutos, segurando duas finalizações adversárias; mesmo assim as europeias esticaram a vantagem para sete gols.

Sair da versão mobile