Terça-feira, 29 de abril de 2025
Por Redação O Sul | 26 de julho de 2015
Pela primeira vez, o Brasil sedia o Fórum PACE (Partners for the Advancement of Collaborative Engineering Education), programa mundial liderado pela General Motors para o desenvolvimento da educação de engenharia automotiva. O evento será realizado de hoje (26) a 30 de julho, na Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli-USP).
Com o tema Rethinking Mobility (Repensando a mobilidade), a 4ª edição do fórum reunirá 350 alunos e professores de importantes escolas de design e engenharia do mundo, entre elas Purdue University (EUA), Tongji University (China), Instituto Politécnico Nacional (México), Art Center College of Design (EUA), TU Darmstadt (Alemanha), Technion Haifa (Israel), Monash University (Australia) e Politécnico di Torino (Itália). Representando o Brasil estão a Poli-USP e a FEI.
A programação inclui palestras de executivos da GM e de outras empresas patrocinadoras do programa PACE, que oferecem treinamento de softwares específico aos interessados.
Entre as apresentações internacionais estão a de Ken Kelzer, vice-presidente global de componentes e subsistemas para veículos GM, que discorrerá sobre o tema do fórum (“Rethinking Mobility: Driving the Future”), e a de Clay Dean, diretor de design avançado da GM, que abordará o tema mobilidade conectada que melhora e promove um mundo sustentável (“Connected Mobility that Enhances and Promotes a Sustainable World”).
De acordo com Plínio Cabral Jr, diretor de engenharia da GM, este programa permite colaborar com o desenvolvimento do setor automotivo, por meio da formação de mão de obra qualificada e atualizada com as mais modernas tecnologias existentes no mercado.
Competição de veículos
Outra atração do Fórum PACE é a competição de veículos desenvolvidos pelos estudantes de engenharia – ao todo são oito projetos. O desafio dessa edição do fórum é construir um veículo urbano pensado para as megacidades do futuro. Para isso, ele precisa ser reconfigurável – servir para o transporte de carga e pessoas, atendendo diferentes demandas de mobilidade-, além de ser pensado para o uso compartilhado.
Voltar Todas de Marcas & Veículos