Quarta-feira, 22 de janeiro de 2025

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
33°
Partly Cloudy

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Brasil Brasil pode ultrapassar os Estados Unidos e se tornar o país com mais vítimas do coronavírus

Compartilhe esta notícia:

Brasil diminui distância para os EUA

Foto: Reprodução de TV
O acumulado no ano chegou a 9,0% e o acumulado nos últimos 12 meses, a 5,4%. (Foto: Reprodução).

Com o avanço da vacinação nos Estados Unidos e a proliferação das variantes gama e delta no Brasil e na Índia, respectivamente, esses dois países se aproximam cada vez mais da nação que ainda lidera o ranking dos mais afetados pela pandemia.

O Brasil se tornou neste sábado (19) o segundo país do mundo a superar as 500 mil mortes por covid-19. Os EUA já passaram inclusive dos 600 mil óbitos, mas o número de novas vítimas tem despencado no país desde janeiro — ao contrário daqui.

No ritmo atual, o Brasil pode ultrapassar os EUA em número de mortes por covid-19 em menos de três meses.
Isso porque, desde 1º de março, o Brasil acumulou mais de 242 mil vítimas da Covid-19 e os EUA, 85 mil (uma diferença de mais de 157 mil óbitos).

Se tamanha diferença se mantiver (mais de 2,2 mil mortes por dia aqui e menos 800 lá), alcançaremos os americanos no final de agosto ou começo de setembro.

Descontrole

A mudança de governo e a aceleração da vacinação nos EUA fizeram as mortes por covid-19 despencarem de um recorde diário de 4.475 em 12 de janeiro para 111 no domingo (13) no país, uma queda de 97,5% em apenas cinco meses.

Enquanto isso, Brasil e Índia viram o número de óbitos explodir a partir de março e abril e ainda não conseguiram fazer a vacinação contra a covid-19 ganhar tração.

Mais de 52% dos americanos já tomaram ao menos uma dose e 44% já estão completamente imunizados, números muito superiores ao de Brasil (28% e 11%, respectivamente) e Índia (15% e 3,5%). Com isso, e o país já relaxou a maioria das medidas de restrição, como o uso de máscaras ao ar livre.

Já a média de novos óbitos no Brasil saiu de 305 em 5 de novembro para um pico de 3.123 em 12 de abril, uma alta de 953% em pouco mais de 6 meses. Após uma queda em abril e maio, ela voltou a subir em junho e a passar dos 2 mil.

Atualmente, o país só não registra mais vítimas da covid-19 por dia do que a Índia, que já bateu por duas vezes o recorde mundial de mortes registradas em 24 horas e está com uma média de novos óbitos de 2,5 mil atualmente.

Os EUA, por outro lado, estão com uma média de 312 mortes por dia, o mesmo patamar do final de março de 2020, no início da pandemia.

O número de novas vítimas é menor até do que o de nações com populações muito menores, como Colômbia (média de 590 óbitos por dia e 50 milhões de habitantes) e Argentina (média de 517 e 45 milhões). Os EUA têm mais que o triplo de habitantes do que os dois países juntos (331 milhões).

Em números absolutos, o Brasil entrou no ranking dos 10 países com mais mortes por Covid-19 em 27 de abril de 2020 e não saiu mais (já são 400 dias consecutivos). E se tornou a segunda nação com mais vítimas em 10 de junho do mesmo ano (estamos há 374 dias seguidos atrás apenas dos EUA).

No ranking proporcional, que leva em consideração o tamanho da população, o Brasil é o 9º pior do mundo, atrás apenas de países pequenos (todos com 10 milhões de habitantes ou menos, exceto o Peru). San Marino, por exemplo, é o 5º da lista e tem apenas 34 mil moradores e 90 vítimas do vírus.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Brasil

Ministério Público Eleitoral pede multa a Bolsonaro por campanha eleitoral antecipada
Assinado contrato emergencial para coleta de lixo em Porto Alegre
https://www.osul.com.br/brasil-tem-quase-250-mil-mortes-por-covid-desde-marco-e-diminui-distancia-para-os-estados-unidos/ Brasil pode ultrapassar os Estados Unidos e se tornar o país com mais vítimas do coronavírus 2021-06-19
Deixe seu comentário
Pode te interessar