Domingo, 24 de novembro de 2024
Por Redação O Sul | 5 de novembro de 2023
O Brasil derrotou a seleção do México por 73 a 61 na tarde de sábado (4) pela disputa da medalha de bronze nos jogos Pan-Americanos. O Brasil enfrentou os mexicanos após perder para Venezuela nas semifinais, e os mexicanos foram derrotados pelos argentinos na mesma fase da competição.
O jogo foi decidido ainda no primeiro tempo, o Brasil foi avassalador no início da partida, e terminou o segundo quarto com 16 pontos de vantagens para os adversários. No primeiro quarto, o Brasil venceu por 21 a 10, manteve a intensidade no segundo quarto, vencendo por 18 a 13, fechando a primeira etapa vencendo por 39 a 23.
No terceiro quarto, os mexicanos nivelaram o nível de atuação, e conseguiram empatar o quarto em 17 a 17, e a medalha de bronze permaneceu sob o controle dos brasileiros todo o momento da partida, com uma bela apresentação coletiva.
No quarto e último tempo de jogo, o Brasil só precisou administrar o placar, com 16 pontos a frente, os brasileiros cozinharam o jogo, e esperaram a medalha de bronze vir para a seleção. Apesar da derrota no último quarto, o placar se manteve extenso pró Brasil em todo jogo.
Na partida, mais de três jogadores brasileiros passaram a marca de 10 pontos, foram eles: Reynan Camilo, Lucas Dias e Gabriel Crepaldi. No México, o destaque ficou por conta Ivan Montano, que foi o cestinha da seleção Mexicana.
O próximo desafio da Seleção Brasileira será em fevereiro, quando começa a disputa das Eliminatórias da AmeriCup. No feminino, o Brasil ficou com o ouro com uma campanha invicta.
A Seleção Brasileira feminina derrotou a Colômbia por 50 a 40 no último dia 29, no Poliesportivo 1, e conquistou a medalha de ouro no basquete feminino nos Jogos Pan-Americanos de Santiago, ficando com o bicampeonato consecutivo e o pentacampeonato alternado.
A Seleção era a atual campeã do Pan e ficou com o título em 1967, 1971 e 1991. Assim, além do bicampeonato consecutivo, o ouro valeu o pentacampeonato.
Na decisão contra a Colômbia, o Brasil não pôde contar com Manu, que levou uma pancada no joelho direito, e Maria Albiero, que fraturou o metacarpo da mão direita. Ambas na semifinal contra a Argentina.
O Pan
Participam dos Jogos Pan-Americanos no basquete masculino: Brasil, República Dominicana, México, Porto Rico, Panamá, Argentina, Chile e Venezuela. O Brasil estava no grupo com México, Chile e Porto Rico.
Pela fórmula de disputa, foram dois grupos com quatro equipes em cada. As seleções jogaram dentro das chaves e as duas melhores avançaram às semifinais. Terceiro e quarto jogam partidas de reclassificação. Com o advento das Eliminatórias da AmeriCup, o Pan não é mais classificatório para o torneio.