A Seleção Brasileira estreou na Copa do Mundo do Catar, nesta quinta-feira (24), com vitória de 2 a 0 sobre a Sérvia. Os gols foram marcados no segundo tempo pelo atacante Richarlison. Com esse resultado, a equipe sob o comando de Tite lidera o Grupo G da Copa do Mundo, empatado em pontos com a Suíça mas em vantagem no saldo de gols.
E é justamente a Suíça o próximo adversário, às 13h de segunda-feira (28). Quem vencer garantirá classificação antecipada às oitavas-de-final. Antes (7h), Camarões e Sérvia farão duelo válido pelo mesmo grupo.
O jogo
Com menos de 1 minuto de jogo, a Seleção Brasileira já sofria a primeira falta do jogo. O zagueiro Thiago Silva foi derrubado no campo de defesa. Aos 4 minutos, Vini Júnior roubou a bola no meio campo, puxou o ataque pela direita, mas a defesa da Sérvia tira em seguida.
Aos 9, Casemiro serviu Neymar na grande área. O camisa 10 dominou, tentou finalizar, mas se enroscou e a defesa tirou. Com 11 minutos, a Sérvia tentava sair jogando, mas a marcação do Brasil estava alta, sem deixar espaço.
Em seguida, Vini Júnior recebeu uma bola pela esquerda do zagueiro Thiago Silva, ficou cara a cara com o goleiro, que acabou defendendo. E só dava Vini Júnior: aos 40, ele foi lançado na esquerda, disputou com a marcação e levou a melhor. O atacante brasileiro tentou chutar “de chapa”, mas foi travado.
A “Canarinho” voltou para o segundo tempo do mesmo jeito que terminou o primeiro: pressionando os sérvios. Aos 3 minutos, Neymar cobrou falta da esquerda, mas a bola bateu na barreira e subiu pela linha de fundo.
Aos 7, o craque fez um passe rápido para Raphinha dentro da área, mas é desarmado. E agora só dá Neymar. Alex Sandro abre o jogo com Vini Júnior. na esquerda, que cruza na entrada da área. Neymar pega de primeira, de esquerda, e chuta para fora.
Aos 13 minutos, o primeiro ataque da Sérvia na segunda etapa. Tadic cruzou com perigo na área brasileira, mas Alex Sandro afastou. Menos de 1 minuto depois, o próprio Alex Sandro avançou para o ataque, viu espaço e bateu com força. Na trave.
Aos 18, o tão esperado gol: Casemiro serviu a Neymar na entrada da área, o camisa 10 se livrou dos marcadores e Vini Júnior ficou com a sobra para finalizar. O goleiro Vanja deu rebote e Richarlison apareceu para empurrar a bola para o fundo da rede.
Até os 22 minutos, o Brasíl somava 22 finalizações, contra apenas uma da Sérvia. E a segunda finalização da Sérvia veio aos 23, no cruzamento de Tadic que Pavlovic cabeceou por cima do gol de Alisson. Aos 27, cruzamento de Vini Júinior: Richarlison dominou e tocou de voleio, ampliando o placar: Brasil 2 a 0.
Neymar foi substituído aos 34 minutos. Ainda no banco, foi examinado pelos médicos da Seleção e parecia chorar sob a camiseta. A situação do atleta depende de exames a serem realizados nesta sexta-feira.
Mesmo com o craque de fora, os comandados de Tite continuavam em superioridade. Aos 35, Casemiro recebeu a bola na entrada da área e chutou colocado, no travessão. No minuto seguinte, foi Rodrygo quem recebeu uma boa bola e bateu colocado. Dessa vez o goleiro Vanja defendeu.
Aos 41, Rodrygo recebeu a bola na entrada da área, puxou para a direita e bateu colocado, por cima do gol. Dali em diante, a Seleção administrou a vantagem, chegando ao ataque algumas vezes, enquanto a Sérvia raramente chegava com perigo.
Ficha técnica
– Brasil: Alisson, Danilo, Thiago Silva, Marquinhos e Alex Sandro; Casemiro e Lucas Paquetá (Fred); Raphinha (Gabriel Marinelli), Richarlison (Gabriel Jesus), Neymar (Antony) e Vini Junior (Rodrygo). Técnico: Tite.
– Sérvia: Vanja Milinkovic-Savic; Milenkovic, Veljkovic, Pavlovic; Gudelj (Ilic), Lukic (Lazovic), Sergej Milinkovic-Savic, Zivkovic (Radonjic), Mladenovic (Vlahovic), Tadic, Aleksanda Mitrovic (Maksimovic). Técnico: Dragan Stojković.
– Arbitragem: Alireza Faghani, auxiliado por Mohammadreza Mansouri e Mohammadreza Abolfazli (trio iraniano). No VAR, Abdulla Al-Marri (Catar).