A Seleção Brasileira masculina de futebol venceu o amistoso contra a Tunísia por 5 a 1 nesta terça-feira (27), no estádio Parc des Princes, em Paris, na França. Os gols foram marcados por Raphinha (2), Richarlison, Neymar e Pedro. Foi o último amistoso do Brasil antes da Copa do Mundo do Catar, que começa em 20 de novembro.
Tite promoveu duas alterações em relação ao confronto contra Gana, no qual Brasil venceu por 3 a 0. Na partida desta terça, Danilo substituiu Eder Militão, enquanto Fred assumiu o lugar de Vinicius Jr. A escalação que iniciou o jogo foi Alisson; Danilo, Marquinhos, Thiago Silva e Alex Telles; Casemiro, Lucas Paquetá e Neymar; Raphinha, Richarlison e Fred.
No segundo tempo, Tite promoveu a entrada de Pedro e Vinícius Júnior. É a segunda vez que Brasil e Tunísia se enfrentam. Em 1973, o Brasil venceu por 4×1 com gols de Leivinha, Paulo César Caju e Valdomiro.
Brasil x Tunísia
A Tunísia está no Grupo D da Copa do Mundo de 2022 ao lado de França, Dinamarca e Austrália. Já o Brasil está no Grupo G com a Sérvia — adversária na estreia em 24 de novembro —, Suíça e Camarões.
Caso de racismo
Pela segunda vez com a camiseta azul, a Seleção entrou em campo sem as estrelas que simbolizam os cinco títulos no uniforme e com um cartaz com os dizeres: “Sem nossos jogadores negros, não teríamos os nossos títulos”.
Durante o jogo, no entanto, uma banana foi arremessada em campo enquanto Richarlison comemorava o segundo gol. Em suas redes sociais, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) repudiou o ocorrido e condenou qualquer forma de racismo.
“Lamentavelmente, após a ação, uma banana foi atirada no gramado em direção a Richarlison, autor do segundo gol brasileiro. A CBF reforça o sua posição de combate ao racismo e repudia qualquer manifestação preconceituosa”, disse a CBF.
O Jogo
Aos 10 minutos do primeiro tempo, Raphinha tocou de cabeça após receber a bola de Casemiro e marcou o primeiro gol da seleção. Aos 17, durante cobrança de falta, Talbi subiu e cabeceou a bola de Slimane, empatando para a Tunísia.
Menos de um minuto depois, Richarlison, com assistência de Raphinha, mandou para a rede e desempatou. Em cobrança de pênalti, aos 28 minutos, Neymar fez o terceiro gol da seleção.
Aos 39, de fora da área, Raphinha finalizou com o pé esquerdo e faturou mais um para o Brasil. No segundo tempo, Pedro entrou no lugar de Richarlison, e Vinicius Junior, no de Paquetá.
Após 28 minutos sem gol de ambos os lados, Pedro agitou a rede, marcando o quinto gol e fechando o placar.