Sábado, 30 de novembro de 2024

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
27°
Mostly Cloudy

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Geral Brasileira de 18 anos passou em oito universidades norte-americanas

Compartilhe esta notícia:

Universidade da Califórnia foi a escolhida pela estudante. Ela tem até segunda-feira para arrecadar o dinheiro necessário para o curso. (Foto: Divulgação)

Para muitos, estudar fora do País é um sonho. Após muito esforço, Letícia Mattos da Silva conseguiu passar nos exames e foi aprovada em oito universidades dos Estados Unidos. Para conseguir o visto de estudante e poder iniciar as aulas, porém, a jovem brasileira precisa arrecadar 58 mil dólares, cerca de 186 mil reais. O dinheiro é destinado a custear despesas com anuidade, taxas, moradia e alimentação, plano de saúde e material didático por um ano.

O prazo terminaria no dia 1° de julho, quando precisava comprovar à Universidade da Califórnia que possuía a verba para custear os estudos e suas necessidades básicas no exterior. Como o valor ainda não foi arrecadado, o prazo se estendeu para a próxima segunda-feira. A quantia recebida até agora é equivalente a cerca de 30% do necessário. “O meu sonho é estudar física nos EUA. O que realmente me dá prazer é sentar e resolver, mesmo que seja algo difícil. Você chegar ao final e dizer que tudo faz sentido”, diz a jovem.

Letícia é natural de Rondônia, mas mora em Porto Alegre há seis anos. Em 2013, foi bolsista do Colégio Farroupilha, na cidade. Antes disso, estudou em um colégio público.

Processo seletivo

Letícia candidatou-se para o processo seletivo de algumas das melhores instituições de ensino do mundo na área da física. Em 16 de março, às 20h pelo horário de Brasília (DF), durante suas férias, as notícias começaram a chegar. Ela havia sido aprovada nas seguintes instituições dos Estados Unidos: University of California Santa Barbara, Washington University, University of Massachusetts, University of California Irvine, University of California Davis, University of California Santa Cruz, Northeastern University e Massachusetts College of Pharmacy and Health Sciences.

Na University of Massachusetts, na University of California Santa Cruz e no Massachusetts College of Pharmacy and Health Sciences, a jovem alcançou uma conquista rara para estudantes estrangeiros: ser contemplada com um prêmio por mérito acadêmico. A Universidade da Califórnia (Santa Barbara), considerada a 12 melhor universidade em Física do mundo, de acordo com o Academic Ranking of World Universities, foi a escolhida pela estudante rondoniense.

Ajuda

A família não possui o dinheiro necessário, já que também tem custos com o tratamento da mãe da jovem, diagnosticada com câncer em 2008. Desde então, sem emprego, passou por tratamentos e três cirurgias, sem sucesso para a retirada do tumor. A doença da mãe levou a família a expor a situação para a escola e pedir ajuda.

Na época, o Colégio Farroupilha concedeu uma bolsa para Letícia e estornou o valor pago de mensalidades anteriores. Esse dinheiro serviu para pagar o programa no qual a aluna cursou Introdução à Prova Matemática e Fundamentos Contemporâneos da Astronomia, na Universidade de Harvard.

Agora, houve também os gastos com o processo de seleção para as universidades que, embora tenham sido realizados no Brasil, custaram caro. O Colégio Farroupilha organizou uma campanha de arrecadação para ajudar a jovem. Doações podem ser feitas por meio da conta bancária HSBC (399), agência 1050, conta corrente 15786-73, CNPJ 92.851.922/0001-20 – Associação Beneficente e Educacional de 1858. Pessoas físicas e jurídicas podem doar qualquer quantia.

Além disso, Letícia criou um blog pra pedir ajuda, o www.destinosantabarbara.com, e também busca apoio de instituições privadas que têm interesse em patrocinar o projeto de estudos. Se o valor integral não for alcançado e ela não puder viajar, a ideia é fazer vestibular novamente e cursar uma faculdade no Brasil.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Geral

Dilma estuda reajuste das aposentadorias do INSS com base na inflação da terceira idade
Registradas pelo menos nove mortes por meningite no Estado
https://www.osul.com.br/brasileira-de-18-anos-passou-em-oito-universidades-norte-americanas/ Brasileira de 18 anos passou em oito universidades norte-americanas 2015-07-11
Deixe seu comentário
Pode te interessar