Quarta-feira, 22 de janeiro de 2025
Por Redação O Sul | 2 de outubro de 2017
A Fundação Ibsen, da Noruega, anunciou na semana passada os vencedores do Prêmio Ibsen para montagem cênica. Foram contempladas cinco produções no mundo todo. Uma delas foi a da encenadora brasileira Camila Bauer, professora do Departamento de Arte Dramática da Ufrgs e diretora do grupo Projeto Gompa, de Porto Alegre.
Camila propôs a criação de um espetáculo construído a partir de adaptações das obras “Casa de Bonecas e O Inimigo do Povo”, de Henrik Ibsen. Essas peças – que abordam questões como o lugar da mulher na sociedade, o conflito entre interesses públicos e privados e a corrução – servem de mote para a construção de um espetáculo que irá discutir a atual situação política do Brasil, com ênfase em questões de gênero e em conflitos de ordem ética.
A encenação pretende unir elementos narrativos a outros procedimentos que mesclam teatro, dança, música e artes visuais para contar esta história, dando continuidade à pesquisa em criação dramatúrgica e cênica desenvolvida pelo Projeto Gompa.
Neste ano, a Fundação Ibsen concedeu o prêmio também a produções de países como Grécia, Índia, Suécia e Colômbia. Os vencedores participarão em outubro deste ano da Ibsen Conference, que é realizada em Skien, na Noruega. As encenações contempladas serão financiadas pela Fundação Ibsen e terão suas estreias previstas para 2018 em seus respectivos países.