Luana Silva é a campeã do Mundial Júnior de Surfe 2025. No último sábado (18), a brasileira venceu a japonesa Kana Nakashio na decisão da competição que foi realizada em San Juan, nas Filipinas.
Agora o Brasil tem dez campeões no torneio. Luana é a primeira mulher a conseguir o feito. A brasileira ainda conseguiu outro recorde. Ela é a primeira sul-americana a conquistar o Mundial Júnior desde 2005.
O caminho para conseguir o título mundial júnior não foi fácil. Apesar de boas atuações e de demonstrar muito controle emocional, Luana enfrentou uma final dramática diante da japonesa Kana Nakashio.
A brasileira só conseguiu a pontuação necessária para garantir o título no estouro do cronômetro, quando fez duas manobras verticais para somar um total de 12.23 pontos e superar a rival. Ao longo da competição, ela também bateu a norte-americana Reid Van Wagoner, a basca Annette Gonzalez Etxabarri e a australiana Rosie Smart.
Na final masculina do Mundial Júnior, quem levou a melhor foi o surfista Bronson Meydi. Ele conseguiu uma nota 10 em uma onda perfeita e venceu o australiano Winter Vincent ao somar 18.80.
Ajuda
Luana Silva acredita que teve uma ajuda especial na final realizada na madrugada de sábado. Em entrevista após a bateria, ela disse acreditar que a vitória teve influência da amiga Tiare Couto, filha mais velha do surfista de ondas gigantes Danilo Couto que perdeu a vida em um acidente no Havaí durante a virada do ano.
“Não tenho palavras para descrever (o título). Eu passei por um momento difícil, recentemente perdi uma grande amiga de infância. Acho que ela me enviou aquela última onda, e esta vitória, definitivamente, é para ela. É para ela e toda a família”, disse, visivelmente emocionada.
Nascida na ilha norte-americana e filha de brasileiros, Luana Silva conheceu Tiare ainda pequena. Muito próximas, elas compartilharam vários momentos ao longo da vida. Após perder a amiga, a campeã usou as redes sociais para fazer uma homenagem. No texto, ela disse que a jovem foi “a melhor amiga que alguém poderia pedir”. Depois da conquista deste sábado, a surfista também lembrou a filha de Danilo Couto. “Floresça como Tiare”, escreveu.