Uma brasileira está tentando recuperar a guarda do filho após seu ex-marido americano fugir com o menino pelo Paraguai e obter sua guarda em decisão da Justiça de Utah, nos EUA. Na disputa, que mobiliza autoridades brasileiras e americanas, ela acusa o ex-marido de sequestrar o filho do casal, nascido há cinco anos em São Paulo, onde a família morava antes da ruptura.
Em dezembro, após perder na Justiça brasileira um processo sobre a guarda do garoto, o pai viajou com o filho por terra de São Paulo até o Paraguai, onde embarcaram rumo a Utah, seu Estado natal. Após a localização do menino, a mãe viajou a Utah – onde está hospedada na casa de amigos -, e perdeu, no fim de maio um processo local sobre a guarda do filho. Ela vai recorrer da decisão. O prazo para que apresente um recurso expira no fim de julho.
A brasileira ampara sua posição na convenção de Haia sobre o sequestro internacional de menores (1980), que determina que crianças retiradas do país onde moram sem autorização de um dos genitores sejam repatriadas e tenham seus casos analisados pela Justiça na nação de origem.
Por decisão judicial, a brasileira tem se encontrado com o menino três vezes por semana em uma clínica.