Terça-feira, 29 de abril de 2025
Por Redação O Sul | 24 de junho de 2015
O Estado americano do Texas quer atrair investidores e empresários brasileiros. Uma das vantagens em troca desse investimento é conseguir a residência permanente (o “green card”). Isso é feito por meio do programa de vistos EB-5 (imigrante investidor).
A empresa US Freedom Capital, do Texas, especializada em investimentos de imigrantes, abriu neste ano uma representação em São Paulo para orientar os interessados em como fazer isso.
O público-alvo é quem possui patrimônio elevado. É preciso ter entre 500 mil e 1 milhão de dólares livres para investir e participar do programa. Se o projeto der certo, o dinheiro é devolvido cinco anos depois. Os custos burocráticos do processo todo somam mais cerca de 75 mil dólares.
Boas fontes de renda.
Além desse dinheiro, o interessado precisa ter fontes consistentes de renda. Ou seja, não adianta vender todos os bens (casa, carro) para juntar esse dinheiro e depois ficar sem mais nada.
O investimento pode ser feito de duas formas: para quem quer abrir uma empresa própria ou para quem deseja apenas investir num fundo. É neste segundo caso que a US Freedom dá assessoria.
Se o investimento for de 500 mil dólares, a aplicação tem de ser feita obrigatoriamente em centros regionais definidos pelo governo. São áreas que precisam de mais desenvolvimento.
Se a pessoa quiser investir em outra região, pode fazer isso, mas o mínimo exigido é o dobro: 1 milhão de dólares.
Os empreendimentos precisam gerar 10 empregos permanentes em tempo integral para cidadãos americanos num prazo de até dois anos. Se essa meta não for atingida, o “green card” definitivo não é concedido.
Não precisa morar no Texas
Os investidores não precisam viver no Texas, podem morar em outro Estado americano. O investimento é exigido por família: pai, mãe e filhos (menores de 21 anos e solteiros). Dois sócios amigos não podem dividir o investimento (250 mil dólares para cada um, por exemplo).
Mais informações podem ser encontradas no site www.uscis.gov/eb-5.