Um turista brasileiro derrubou acidentalmente uma estátua do século 18 no Museu Nacional de Arte Antiga, em Lisboa, capital de Portugal. Segundo a direção do museu, o incidente aconteceu quando o visitante recuava para fotografar outra obra de arte. Sem perceber, esbarrou com as costas na escultura barroca de madeira, que caiu e quebrou.
O Ministério da Cultura de Portugal afirmou que uma primeira avaliação concluiu que os “danos são reversíveis” e a escultura foi encaminhada para a restauração. A peça, que representa São Miguel Arcanjo, está desde julho na Galeria de Escultura Portuguesa, no terceiro piso do edifício. A direção do museu irá analisar o caso com mais profundidade nos próximos dias, podendo inclusive escolher outro local para expor a escultura.
O caso veio à tona quando outro visitante do museu publicou em uma rede social a imagem da escultura quebrada. Na legenda, o autor da imagem faz referência ao fato de o incidente ter acontecido no primeiro domingo do mês, quando a entrada do museu é gratuita: “é o preço a pagar pela gratuitidade do primeiro domingo de cada mês”, escreveu. A publicação gerou polêmica e acabou sendo retirada do ar. (AG)