Sexta-feira, 24 de janeiro de 2025
Por Redação O Sul | 4 de setembro de 2021
O governo da Bélgica anunciou que aceitará a versão em inglês do certificado de vacinação completa emitido – e traduzido – no Brasil pelo ConectSUS. O documento deve atestar que os interessados em entrar no país europeu receberam as duas doses da vacina da Pfizer, Oxford ou a dose única da Janssen, ao menos 14 dias antes do embarque. A Coronavac ainda não é aceita.
Além disso, os brasileiros – assim como outros estrangeiros que chegam à Bélgica – precisam preencher um formulário eletrônico on-line e o enviar 48 horas antes de chegar ao país, além de se submeter a um teste PCR no primeiro ou segundo dia após a chegada, mantendo quarentena até a obtenção do resultado.
A embaixada belga alerta, no entanto, que, como não há voos diretos entre o Brasil e a Bélgica, é necessário também checar previamente as exigências do país onde será feita a escala.
No entanto, a embaixada belga alerta que, por não haver voos diretos entre Brasil e Bélgica, também é necessário checar previamente as exigências do país onde será feita a escala.
Como proceder
Quem já completou o esquema vacinal com um dos três imunizantes mencionados pode obter o certificado no aplicativo “Conecte SUS”, do Ministério da Saúde. O endereço virtual é conectesus.saude.gov.br.
Além do certificado, o Conecte SUS permite que cada cidadão veja em detalhes os dados da vacinação contra a covid, incluindo lote do imunizante e informações sobre os serviços do Sistema Único de Saúde (SUS).
O aplicativo apresentou instabilidades nos últimos dias, o que levou a prefeitura do Rio de Janeiro, por exemplo, a transferir para o dia 15 exigência de comprovante de vacina para frequentadores de cinemas e de academias. Mas o problema já foi solucionado.