Os brasileiros que aguardam a repatriação na Faixa de Gaza devem deixar a área de conflito nesta quinta-feira (09), segundo membros da Representação do Brasil junto à Palestina.
A CNN teve acesso a uma mensagem enviada na noite de terça-feira (07) ao grupo que aguarda a autorização para cruzar a passagem de Rafah e retornar ao Brasil
“Queridos (as), os responsáveis dos países envolvidos na evacuação avisaram às nossas embaixadas que a saída será realizada na quinta-feira. Tudo o que foi programado para amanhã cedo fica, então, adiado para quinta. Boa noite”, diz a mensagem.
Oficialmente, no entanto, o Ministério das Relações Exteriores evita falar em datas. “O Itamaraty permanece realizando gestões para a repatriação de brasileiros em Gaza. Não há, até o momento, confirmação oficial referente a prazos”, diz nota divulgada na manhã desta quarta-feira (08).
Existe uma preocupação da diplomacia de evitar criar expectativas uma vez que a saída do grupo depende da autorização de Israel e do Egito. Porém, a operação para a retirada de brasileiros já está montada.
Um ônibus já está preparado para buscar brasileiros na cidade de Khan Yunis e levá-los até Rafah, onde um outro grupo aguarda a repatriação. De lá eles serão levados ao Cairo, capital do Egito, onde um avião da FAB (Força Aérea Brasileira) já os aguarda.
Saída adiada
Ao todo, 34 pessoas pediram ao governo brasileiro para serem repatriadas. São 24 brasileiros e 10 palestinos familiares próximos que aguardam aval para saída de Gaza pela passagem de Rafah, na fronteira com o Egito.
O grupo a ser avisados que poderiam atravessar a fronteira com o Egito nesta quarta-feira, segundo informação repassada por dois integrantes do grupo que aguarda a repatriação em Rafah e em Khan Younis.
Mas eles acabaram ficando fora da 6ª lista de cidadãos estrangeiros autorizados a deixar a Faixa de Gaza. Desde 1º de novembro, quando saiu a 1ª lista, mais de 3.400 receberam aval para deixar o território palestino.