Pesquisa do Datafolha revelou que 38% dos brasileiros que não têm veículo próprio acreditam que a bicicleta é o meio mais seguro para se locomover durante a pandemia de Covid-19.
Depois da “bike”, os entrevistados citaram aplicativos de viagem (35%) e táxi (9%). Já o transporte coletivo atingiu apenas 4% de preferência na opinião dos entrevistados.
Para os brasileiros, os critérios mais importantes para escolher o meio de transporte durante a pandemia são o grau de aglomeração (29%), a segurança que o transporte oferece (20%) e, empatados com 14%, a facilidade de acesso ao meio e o risco de contaminação.
Quando perguntados sobre qual o grau de importância de ações para prevenir o contágio da Covid-19 no uso do transporte por aplicativos, a utilização de máscaras pelo motorista e usuário ficou em primeiro lugar, sendo citada por 79% dos entrevistados.
O fato de o carro ter sido higienizado por uma empresa especializada ficou em segundo (74%) e a disponibilidade de álcool em gel para motoristas e usuários em terceiro (71%).
A pesquisa ouviu 3.271 pessoas acima de 16 anos entre 16 de setembro e 7 de outubro em todas as regiões do País. O levantamento foi encomendado pela Uber.