Terça-feira, 29 de abril de 2025
Por Redação O Sul | 7 de janeiro de 2018
Aeroportos dos Estados Unidos registraram voos atrasados de sábado por estragos causados por uma tempestade de inverno que atingiu o país nos últimos dias. Em um dos casos, brasileiros relataram a espera de mais de 20 horas para a decolagem de um voo do aeroporto Jonh F. Kennedy, em Nova York, com destino para o Brasil.
O voo 8501 da Avianca com seus 176 passageiros, com destino ao aeroporto de Guarulhos, em São Paulo, enfrentou problemas e atrasou. De acordo com a companhia, o atraso ocorreu “em função da forte nevasca que está acontecendo em Nova York”.
Os passageiros relataram que chegaram a ser levados até a aeronave, mas a decolagem não aconteceu e tiveram que voltar ao embarque. “Desde ontem estamos com a informação de que ‘em duas horas embarcaremos’. Mas nunca chega essa hora. E assim já se passaram 20 horas que estamos aqui sem dormir”, contou a publicitária Monica Portella, ao portal G1.
Às 20h45 de sábado, a empresa informou que estava embarcando os passageiros. Monica informou ao G1 que chegou a São Paulo por volta das 6h50 de domingo.
Em comunicado, a companhia Avianca se manifestou sobre o caso. “A Avianca Brasil informa que está realizando o embarque dos passageiros do voo 8501 JFK-GRU após a liberação do aeroporto. O voo, previsto para decolar ontem a noite, sofreu atraso em sua volta ao Brasil em função da forte nevasca que está acontecendo em Nova York. A companhia reforça que prestou todo o suporte aos seus clientes.”
Voos atrasados
O aeroporto JFK declarou que está trabalhando com as companhias para a readequar os voos devido aos efeitos da tempestade.
De acordo com o site “FlighAware”, que monitora a situação de voos pelo mundo, 411 voos passaram por atrasos no sábado.
Além dos efeitos da tempestade, aeronaves da China Southern Airlines e da Kuwait Airways bateram perto do Terminal 4 do JFK em meio ao caos, informou a mídia local. Ninguém ficou ferido, mas os dois aviões foram danificados e estão fora de serviço.
Problemas em outros aeroportos
O aeroporto de Charleston, na Carolina do Sul, que não está preparado para enfrentar os 12,7 centímetros de neve e gelo que recebeu, viu 64% das decolagens serem canceladas neste sábado, segundo o FlightAware.
A tempestade extrema foi alertada em partes do meio-oeste e no nordeste dos Estados Unidos, com as autoridades avisando que as rajadas de vento poderiam ser sentidas mais frias do que -43ºC.
Pelo menos 19 pessoas do Texas a Wisconsin morreram devido ao clima severo, informou a mídia americana.
O Monte Washington, em New Hampshire, marcou a segunda temperatura mais baixa da Terra no início deste sábado, -38ºC.
A temperatura em Nova York no sábado ficou em torno de -10ºC, com o rio Hudson parcialmente congelado.