Segunda-feira, 23 de dezembro de 2024

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
17°
Fair

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Brasil Brasília registra o primeiro caso de raiva humana em 44 anos

Compartilhe esta notícia:

A SES-DF (Secretaria de Saúde do Distrito Federal) confirmou, nesta terça-feira (05), um caso de raiva humana. Segundo dados da pasta, até então, a última e única notificação na capital tinha sido em 1978.

A SES-DF afirma que, por conta do caso, antecipou o início da vacinação antirrábica para esta quarta-feira (06). No entanto, não tinha divulgado mais detalhes sobre a iniciativa até o início da tarde.

Segundo a Secretaria de Saúde, “a raiva é uma doença infecciosa viral aguda, que acomete mamíferos e pode ser transmitida aos humanos (antropozoonose) pela mordedura, lambedura e arranhadura de animais infectados com o vírus da raiva”.

O distúrbio é caracterizado por sintomas neurológicos e, de acordo com a pasta, “é uma doença quase sempre fatal (praticamente 100% dos casos evoluem para óbito), para a qual a melhor medida de prevenção é a vacinação pré ou pós-exposição”.

O vírus é transmitido pela saliva dos animais. A SES-DF afirma que “o último caso diagnosticado de raiva em cães foi em 2000 e, em gatos, no ano de 2001”. Entre maio e junho deste ano, pelo menos quatro crianças e adolescentes morreram por raiva em Minas Gerais.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Brasil

Inflação do Brasil está entre as mais altas do mundo, aponta relatório
Em vitória do governo, relator na Câmara dos Deputados decide manter texto da “PEC das Bondades”
https://www.osul.com.br/brasilia-registra-o-primeiro-caso-de-raiva-humana-em-44-anos/ Brasília registra o primeiro caso de raiva humana em 44 anos 2022-07-05
Deixe seu comentário
Pode te interessar