Ícone do site Jornal O Sul

Breve haverá 110 voos diários comerciais entre Cuba e Estados Unidos

Obama disse também que nunca se sentiu tão otimista em relação ao futuro (Foto: Jonathan Ernst/Reuters)

Os EUA e Cuba concordaram em retomar voos comerciais entre os dois países, confirmou o Departamento de Estado norte-americano. O acordo, no entanto, não derruba a proibição a cidadãos americanos de viajarem a turismo à ilha. O anúncio acontece no aniversário de um ano da reaproximação entre os países. Os serviços se encontravam suspensos desde a Guerra Fria.

Segundo nota do Departamento de Estado, a determinação “vai continuar a permitir voos charter e estabelecer serviço aéreo de linha, o que vai facilitar o aumento das viagens autorizadas, ampliar as escolhas do viajante e promover relações pessoais entre os dois países”. EUA e Cuba serão interligados por até 110 voos diários.

O presidente americano Barack Obama havia reduzido restrições a viagens a Cuba em 2015, fazendo com que as visitas aumentassem 71% em relação a 2014. Desembarcaram 138.120 americanos até o fim de novembro. Na terça-feira, o encarregado de negócios da embaixada dos EUA em Havana, Jeffrey DeLaurentis, disse que os voos poderiam ser retomados até o fim do ano.

Sair da versão mobile