Sexta-feira, 10 de janeiro de 2025

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
24°
Fair / Wind

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Política Briga entre os presidentes do Senado e da Câmara dos Deputados pode acabar em despejo de Romário, Gleisi Hoffmann e Aécio Neves

Compartilhe esta notícia:

Muitas das parcerias da CPI da Covid devem se repetir na CPMI do 8 de janeiro. (Foto: Divulgação)

Um novo impasse surgiu na relação entre os presidentes do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), e da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL): a ocupação dos apartamentos funcionais. Até aqui, a crise estava concentrada na tramitação de medidas provisórias.

A Câmara decidiu pedir de volta os apartamentos ocupados por ex-deputados que se elegeram para o Senado. A justificativa na Casa é que não há unidades suficientes.

Ao todo, 11 senadores ocupam apartamentos funcionais da Câmara, que são considerados melhores por já terem sido reformados. Caso a medida se concretize, terão que deixar os imóveis. São eles:

  • Davi Alcolumbre (União Brasil-AP)
  • Wellington Dias (PT-PI), senador licenciado e atual ministro
  • Efraim Filho (União Brasil-PB)
  • Dr. Hiram (PP-RR)
  • Tereza Cristina (PP-MS)
  • Wellington Fagundes (PL-MT)
  • Marcelo Castro (MDB-PI)
  • Professora Dorinha (União Brasil-TO)
  • Romário (PL-RJ)
  • Alan Rick (União Brasil-AC)
  • Eliziane Gama (PSD-MA)

Senadores não escondem mais a irritação com o provável despejo. “Seria bom manter a boa relação. Já moramos nesses apartamentos há muito tempo, esse despejo vai ser um transtorno”, disse um dos afetados.

Contrariado com a decisão da Câmara, Rodrigo Pacheco avisou para colegas que vai pedir de volta os apartamentos funcionais do Senado ocupados por três deputados:

  • Gleisi Hoffmann (PT-RS)
  • Aécio Neves (PSDB-MG)
  • José Medeiros (PL-MT)

Enquanto isso, a questão sobre a tramitação das medidas provisórias segue sem resolução. Senadores têm mostrado resistência à proposta da Câmara de que deputados tenham maioria nas comissões mistas para análise das MPs.

Deputados

Um outro impasse em relação aos apartamentos ocupados por deputados ocorre desde o início desta legislatura, e os parlamentares que detém o direito aos apartamentos buscam uma solução. É caso do conflito de Augusto Pupio (MDB-AP) e Dandara Tonantzin (PT-MG).

Além de ocupar irregularmente um apartamento, o deputado federal Augusto Pupio (MDB-AP) também recebeu auxílio-moradia no valor de R$ 4.253 no mês de fevereiro, segundo aponta o Portal de Transparência da Câmara dos Deputados.

De acordo com as regras da Casa, apenas deputados que não ocupam imóveis funcionais podem receber a verba do auxílio-moradia. Como Pupio não tem o direito ao apartamento, o sistema não inclui o deputado na lista dos ocupantes de imóveis funcionais.

Desde o ano passado, Pupio passou a ocupar o apartamento que pertencia à deputada Prof. Marcivania (PCdoB-AP), política que não foi reeleita e que passou a chave diretamente ao deputado, o que é irregular.

O imóvel, contudo, foi destinado à deputada Dandara Tonantzin (PT-MG), que cumpre os requisitos de prioridade para ocupar um apartamento funcional – entre eles, ser mulher.

A parlamentar tem em mãos um ofício da quarta secretaria da Câmara, responsável pela distribuição dos imóveis, que autoriza a sua estadia durante o mandato. No entanto, ela não pode ocupar o apartamento até que Pupio libere o local.

tags: em foco

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Política

Governo brasileiro tenta remarcar viagem de Lula à China para o dia 11
Presidente do Senado fecha acordo com Lula para aprovar mudança na Lei das Estatais e abrir caminho a nomeações
https://www.osul.com.br/briga-entre-os-presidente-do-senado-e-da-camara-dos-deputados-pode-acabar-em-despejo-de-romario-gleisi-hoffmann-e-aecio-neves/ Briga entre os presidentes do Senado e da Câmara dos Deputados pode acabar em despejo de Romário, Gleisi Hoffmann e Aécio Neves 2023-03-29
Deixe seu comentário
Pode te interessar