Sábado, 11 de janeiro de 2025
Por Redação O Sul | 3 de março de 2016
Cerca de duzentas pessoas protestaram no fim da manhã desta quinta-feira (3), em Porto Alegre, contra o aumento da passagem de ônibus. A manifestação de estudantes e do Bloco de Luta pelo Transporte Público fechou a avenida Ipiranga. A BM (Brigada Militar) lançou bomba de gás lacrimogêneo para dispersar o ato.
Os manifestantes seguiram para o local depois que uma comissão do Bloco de Luta, que pleiteava acompanhar a reunião do Comtu (Conselho Municipal de Transportes Urbanos) sobre o cálculo da tarifa na rua João Neves da Fontoura, no bairro Azenha, não conseguiu acesso. O trânsito ficou lento na região.
A Justiça entendeu que faltou o aval dos conselheiros para que o reajuste fosse colocado em vigor. Pelo aumento proposto, os ônibus passariam de 3,25 reais para 3,75 reais, e o valor da tarifa da lotação subiria dos atuais 4,85 reais para 5,60 reais.
Sete estudantes passaram mal por inalação do gás ou sofreram ferimentos. Integrantes do Bloco de Luta pelo Transporte Público fechou convocou de nova manifestação para segunda-feira (7) .