Quinta-feira, 27 de fevereiro de 2025
Por Redação O Sul | 1 de agosto de 2023
Filmados enquando agrediam um suspeito sentado no chão em uma vila de Alvorada (Região Metropolitana de Porto Alegre), dois soldados da Brigada Militar (BM) foram afastados temporariamente de suas funções. A medida foi confirmada nesta terça-feira (1º) – a violação havia sido cometida no início da madrugada do dia anterior.
Nas imagens é possível ver um dos policiais desferindo diversos golpes de cassetete contra o indivíduo quando ele já estava rendido. Os nomes dos envolvidos não foram informados.
A corporação divulgou nota oficial sobre o incidente, relatando que o agredido foi preso junto com uma mulher por tráfico de drogas. Admite, porém, que houve irregularidade na abordagem e que o caso é alvo de inquérito policial-militar com duração prevista de 40 a 60 dias.
Nota
Confira, a seguir, a manifestação institucional da BM, assinada pelo titular do Comando de Policiamento Metropolitano, Márcio de Azevedo Gonçalves.
“A respeito do fato envolvendo os PMs, que durante abordagem a um casal de traficantes teriam usado força excessiva, conforme imagens divulgadas, a Brigada Militar informa que já adotou as providências de Polícia Judiciária Militar, com a instauração do devido Inquérito Policial Militar e o afastamento dos policiais até que se conclua a investigação.
Ressaltamos que a instituição prima pelo cumprimento do dever legal e a utilização das técnicas corretas, sendo que os policiais militares, além de sua formação com técnicas de abordagem, também passam anualmente por qualificação continuada. Por fim, a Brigada Militar não compactua com atitudes em que há violência policial”.
(Marcello Campos)
Voltar Todas de Rio Grande do Sul