Segunda-feira, 28 de abril de 2025

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
16°
Fair

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Notícias Brincadeira de Lula sobre obesidade do ministro da Justiça é criticada nas redes sociais

Compartilhe esta notícia:

Referência do presidente a Flávio Dino teve repercussão negativa nas redes sociais. (Foto: Valter Campanato/Agência Brasil)

Na última quarta-feira (15), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) brincou com a forma física do ministro da Justiça, Flávio Dino (PSB), durante um evento público no Palácio do Planalto.

A polêmica envolvendo o presidente Lula aconteceu durante a solenidade de lançamento do Pronasci 2 (Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania), em que Flávio Dino fez uma piada com o próprio peso.

“Um trabalhador da construção civil que tem uma bicicleta furtada não é a mesma coisa que uma pessoa que usa a bicicleta uma vez por ano para fazer atividade física. Falo de mim mesmo, como dá para notar”, disse. Já o presidente disse que “a obesidade causa tanto mal quanto a fome. É por isso que Flávio Dino está andando de bicicleta”.

As falas arrancaram risos da plateia, nas redes sociais a repercussão foi outra. Internautas alegaram que o presidente não deveria brincar com o peso do ministro, pois isso se classificaria como gordofobia.

No Twitter, internautas se dividiram em classificar a declaração do petista como brincadeira e grosseria, já que obesidade é uma doença crônica, definida pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como o acúmulo anormal ou excessivo de gordura no corpo..

Também durante a cerimônia realizada na tarde de quarta-feira, 15, em Brasília, Lula afirmou que a obesidade deve ser tratada pelo Estado como uma questão de saúde pública. “Vai precisar que o Estado cuide com muito carinho desse mal”, complementou.

Em 2020, o Ministério da Saúde apontou que 22% dos brasileiros estão acima do peso considerado saudável. Por outro lado, durante a pandemia, o porcentual de pessoas que vivem em condição de insegurança alimentar saltou 58,7% .

Reações

Parlamentares como Kim Kataguiri (União Brasil-SP) e Nikolas Ferreira (PL-MG) usaram as redes sociais para falar sobre as declarações de Lula e a maneira como apoiadores do presidente lidaram com a situação.

“Alô galerinha chata que acha obesidade lindo: o Lula falou o óbvio aqui. Vão chamá-lo de gordofóbico também? Ou vão parar de glamourizar uma doença?”, escreveu Kim Kataguiri .

O deputado federal Nikolas Ferreria (PL), que recentemente se envolveu em uma polêmica após ser gordofóbico com a influenciadora Thais Carla, disse que existiam dois pesos e duas medidas quando Lula estava envolvido.

“Lula diz que banheiro trans é invenção de satanás e que obesidade é doença e faz piada sobre. Não importa o que diz, mas quem diz. Só pra registrar mesmo”, comentou.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Notícias

Polícia Federal abre investigação sobre espionagem da Abin no governo Bolsonaro. Agência usou software para identificar localização de qualquer pessoa pelo número do celular
Lula visita família de petista assassinado por policial bolsonarista
https://www.osul.com.br/brincadeira-de-lula-sobre-obesidade-do-ministro-da-justica-e-criticada-nas-redes-sociais/ Brincadeira de Lula sobre obesidade do ministro da Justiça é criticada nas redes sociais 2023-03-16
Deixe seu comentário
Pode te interessar