O sucesso de “Star Wars: O Despertar da Força” não se restringe às bilheterias dos cinemas. A venda de produtos relacionados ao filme tem movimentado o comércio. Alguns itens já estão em falta, e empresas de brinquedos estão ampliando linhas de produtos licenciados.
Em lojas de brinquedos e produtos colecionáveis, é difícil achar bonecos da protagonista Rey. “Todo mundo só quer saber dela”, afirma Rodolfo Pranaitis, dono de uma loja para colecionadores. A Hasbro diz que produtos relacionados à personagem feminina realmente estão em falta, por causa da grande procura. Segundo a marca, os estoques das lojas serão repostos, mas ainda não há previsão para que isso aconteça.
Bonecos dos personagens e camisetas com referências à saga costumam ter público fiel em qualquer época. Mas o lançamento do novo episódio, o primeiro sob o guarda-chuva da Disney, resultou na criação de centenas de novos produtos licenciados e, consequentemente, no aumento nas vendas nas lojas que apostaram na franquia.
Entre os produtos à venda, além dos brinquedos, estão artigos para casa e roupas, como chuveiros e calcinhas. Há desde copos de 12,90 reais até um robô de quase 2,6 mil reais.