Terça-feira, 01 de abril de 2025
Por Redação O Sul | 29 de março de 2025
As doenças mais comuns em crianças menores de 6 anos são causadas por bactérias ou vírus infecciosos e geralmente são transmitidas rapidamente de uma criança para outra por meio da saliva, respiração, tosse, espirro ou beijo. As mais comuns são aquelas que afetam os sistemas respiratório e digestivo.
Se você é pai ou mãe, é importante conhecer essas doenças para evitar que seu filho fique doente ou pelo menos reconhecê-las precocemente. Por isso, apresentamos a você as principais doenças que afetam os menores de idade.
Bronquite
“É uma inflamação dos brônquios e, embora tenha curta duração, as crianças que a sofrem são afetadas por tosse, desconforto no peito, febre, fadiga, entre outros sintomas”, conta Paloma Pacheco, fundadora da ONG “Uma Vida por Dakota”.
Na maioria dos casos, ela se desenvolve a partir de uma gripe mal curada e, se for mais aguda, o desconforto se localizará no nariz, seios nasais, garganta e, depois, se moverá para os pulmões.
A recomendação é que os pais identifiquem o desconforto e levem o paciente ao centro médico mais próximo para evitar complicações.
Dermatite
Geralmente ocorre durante os primeiros meses de vida. É uma vermelhidão intensa na região das nádegas e pode ser acompanhada de leve assadura. É causada pela irritação contínua da ureia presente na urina, que, pela ação de bactérias, é transformada em amônia.
É recomendável consultar o pediatra e trocar a fralda da criança com mais frequência. Se necessário, deixe o bebê sem eles e aplique um creme protetor à base de silicone.
A criança deve tomar banho no máximo uma vez por dia. Se você der banho nele a cada dois dias, melhor ainda.
Diarreia
A doença celíaca (um distúrbio do sistema imunológico) é uma das causas de diarreia em crianças. A intolerância a alimentos que contêm glúten de trigo, cevada, centeio e possivelmente aveia os predispõe. A diarreia também ocorre devido a uma dieta pouco saudável e anti-higiênica.
Os sintomas incluem evacuações mais frequentes e soltas, associadas a dor abdominal, olhos fundos, língua, nariz secos, rosto pálido e diminuição da produção de urina.
Recomenda-se reidratação oral e comprimidos de zinco, que reduzem a gravidade e a duração desta doença. Esses tratamentos simples e baratos salvam vidas.
Varicela (catapora)
Febre e aparecimento de erupções cutâneas são seus principais sinais e, por ser altamente contagiosa, é facilmente transmitida. O período de incubação ocorre entre o primeiro contato com o vírus e os primeiros sintomas — entre 9 e 21 dias.
‘Traumático e caótico’, diz Adriane Galisteu sobre passar pela menopausa; veja depoimento em vídeo
Para preveni-la, a vacinação é recomendada. No Brasil, a primeira dose é aplicada aos 12 meses de idade, como parte da vacina tetraviral (SCR-V) e a segunda é aplicada entre 15 e 24 meses de idade. A vacina está disponível gratuitamente nos postos de saúde e também em clínicas de vacinação particulares.
Caxumba
A caxumba em crianças e bebês é uma infecção viral aguda caracterizada pela inflamação das glândulas salivares, que também pode afetar outros órgãos. Sua incidência geralmente aumenta em crianças em idade escolar. O período de contágio é de 1 a 2 dias antes do aparecimento da caxumba, até um período entre 4 e 9 dias após o surgimento dela.
A criança terá febre baixa, inchaço na glândula parótida e dor na região.
É recomendado evitar respirar cara a cara com uma pessoa infectada, evitar apertos de mão e consumir apenas alimentos líquidos.
Gripe
É a doença infecciosa mais contagiosa do trato respiratório, especialmente durante o tempo frio. É causada por um vírus mutante (adenovírus, rinovírus, mixovírus, influenza, entre outros).
É transmitida pela saliva ou secreções respiratórias e causa febre alta, mal-estar geral, dor difusa e aumento das secreções nasais e pulmonares. Embora a gripe comum seja facilmente resolvida em uma semana, ela também pode se complicar.
É recomendável lavar as mãos constantemente, cobrir a boca ao espirrar ou tossir, usar lenços descartáveis e evitar compartilhar brinquedos com uma criança.