Segunda-feira, 28 de abril de 2025
Por Redação O Sul | 8 de fevereiro de 2023
A ferramenta é mais uma segurança para consultar o Google em ambientes públicos.
Foto: ReproduçãoO Google anunciou que seu buscador vai desfocar imagens explícitas de forma automática. O mecanismo, parte da ferramenta SafeSearch, protegerá usuários de resultados inapropriados por padrão, evitando que mídias indesejadas apareçam na tela do dispositivo por engano.
O desfoque de mídias afetará imagens que o algoritmo julga ser inapropriada, incluindo nudez, pornografia, violência e ferimentos graves. A opção será habilitada por padrão para usuários que ainda não tem o SafeSearch do Google habilitado, mas a função pode ser desativada a qualquer momento.
Apesar de ser um mecanismo de segurança para pesquisas, o SafeSearch não impede usuários de encontrar conteúdo explícito no Google, apenas torna o caminho para isso um pouco mais complicado. Quando habilitado, os resultados são calibrados pela ferramenta, tornando a navegação menos arriscada e mais apropriada para qualquer ocasião, mas basta desativar a função para ter acesso a qualquer coisa.
Se o usuário quiser ver o conteúdo censurado, basta clicar no botão “Ver imagem” anexada à mídia. A opção para desabilitar a função também estará acessível a partir das imagens embaçadas.
Em público
Na prática, a ferramenta é mais uma segurança para consultar o Google em ambientes nos quais exibir conteúdo explícito na tela não é apropriado, como ambiente de trabalho, shopping e outros locais públicos.
O SafeSearch é uma ferramenta exclusiva do Google, portanto não protegerá usuários que fizerem pesquisas por buscadores alternativos. Além disso, por ser uma função automatizada, ela não é 100% confiável e pode falhar tanto em falsos positivos quanto deixar de cobrir imagens inapropriadas.
Multisearch
O Google também anunciou o lançamento do Multisearch de modo global para todos. O recurso permite pesquisar no buscador usando imagem e texto complementar, oferecendo mais contextualização para o algoritmo entender qual é a sua necessidade. A distribuição mundial foi anunciada durante o evento Live form Paris, realizado nesta quarta, na França.
A pesquisa múltipla impressiona pelas possibilidades de uso. Na apresentação, é possível ver o uso do Google Lens para saber onde se pode comprar um modelo específico de camisa florida. Mas a pessoa queria uma gravata com aquela estampa, então ela apenas digita a palavra “tie” e o buscador retorna com vários estilos similares de gravata.