Quinta-feira, 16 de janeiro de 2025
Por Redação O Sul | 1 de dezembro de 2017
Esta coluna reflete a opinião de quem a assina e não do Jornal O Sul. O Jornal O Sul adota os princípios editorias de pluralismo, apartidarismo, jornalismo crítico e independência.
A condução responsável e segura da política econômica. O combate à gastança desenfreada em obras inúteis e no custeio de setores inchados da máquina pública. A eliminação dos supérfluos e a prioridade para investimentos produtivos.
Será pedir muito?
Quando a corda aperta
O governador Fernando Pimentel, do PT, pretende vender 49 por cento das ações da Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais. O projeto de lei foi enviado quarta-feira para análise da Comissão de Constituição e Justiça da Assembleia Legislativa. Trata-se de uma empresa pública constituída na forma de sociedade anônima e controlada pelo governo. A oposição critica o que considera “entrega do patrimônio público”.
Na próxima terça-feira, o governo de Minas completará um ano da decretação do estado de calamidade financeira, mesma medida extrema adotada no Rio de Janeiro e no Rio Grande do Sul.
Corre em busca de opiniões
O PSDB ressuscita a expressão Gente em Primeiro Lugar: o Brasil que Queremos, utilizada nas duas campanhas de Fernando Henrique Cardoso à Presidência. Agora, identifica um documento que faz ampla consulta aos filiados, iniciada ontem, para definir o novo programa do partido, 30 anos após sua fundação.
Passaram o calote
Aposentadoria não é favor concedido por quem está no poder, mas o cumprimento de direitos que resultam da contribuição de empregados e empregadores. O problema, agora enfrentado, surgiu há décadas, quando não houve a preocupação em criar um fundo para garantir os pagamentos futuros. Pelo volume de dinheiro, seria uma das reservas mais ricas mundo.
Velocidade
Porto Alegre está, há três anos, em 8º lugar no placar eletrônico Empresômetro, mantido pelo Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação. Tem 260 mil empresas registradas, 2 mil a mais do que no final do ano passado. Representam 1,31 por cento do total de 21 milhões e 557 mil em todo o país.
Quanto menor a burocracia, mais numerosa é a abertura de negócios.
Vale tudo
O presidente da Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania do Senado, Edison Lobão, agendou para a próxima quarta-feira a votação de projeto de lei que autoriza no país a exploração de jogos on-line ou presenciais. Governadores e prefeitos apostam as fichas na aprovação, porque está prevista a cobrança de impostos. A estimativa de arrecadação aos cofres públicos é de 20 bilhões de reais por ano.
Queda de braço
Por esta os governadores nem esperavam: a Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania do Senado aprovou, esta semana, a proposta de emenda à Constituição que retoma a cobrança do ICMS sobre produtos exportados. O embate passa agora ao plenário. Será entre exportadores, que perderiam competitividade no mercado internacional, e os estados que não obtêm ressarcimento pela Lei Kandir.
Sem o direito de ir e vir
Os prejuízos provocados pela obstrução de ruas, durante manifestações e protestos, entraram na pauta da Assembleia Legislativa. Ontem, o deputado Marcel van Hattem promoveu audiência pública. Um dos exemplos trazidos foi de médicos que não conseguem chegar a hospitais quando são chamados para casos de urgência. A vereadora Comandante Nádia relatou sobre os prejuízos dos lojistas com a impossibilidade de a população chegar ao Centro de Porto Alegre.
Voto livre
Não agrada a setores totalitários mas, além dos brasileiros, eleitores de mais oito países da América Latina irão às urnas em 2018.
Começo da abertura
A 1º de dezembro de 1977, no Palácio Alvorada, o presidente Ernesto Geisel anunciou a intenção de substituir o Ato Institucional número 5 e demais instrumentos de exceção, promovendo reformas políticas, por meio de uma “proposição consensual”, obtida através do diálogo.
Inventores
A palavra partido está desaparecendo da identificação de grupos políticos. Dirigentes alegam que faz parte da renovação. Uma sugestão é que surja logo o Paciência.
Esta coluna reflete a opinião de quem a assina e não do Jornal O Sul.
O Jornal O Sul adota os princípios editorias de pluralismo, apartidarismo, jornalismo crítico e independência.