Domingo, 13 de abril de 2025

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
23°
Mostly Cloudy

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Saúde Butantan protocola pedido de realização de estudo de vacina na Anvisa

Compartilhe esta notícia:

Instituto também reafirmou que produção da ButanVac será 100% nacional.

Foto: Divulgação/Instituto Butantan
Processo tinha sido suspenso por falta de insumo. Matéria-prima vinda da China chegou a SP na segunda (19). (Foto: Divulgação/Instituto Butantan)

O Instituto Butantan protocolou na Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), na noite de sexta-feira (26), o pedido para realização de estudo fase 1 e 2 da vacina Butanvac. O instituto entregou o DDCM (Dossiê de Desenvolvimento Clínico de Medicamento) referente ao imunizante.

A agência informou, em nota, que vai analisar “a proposta de estudo , o número de participantes e os dados de segurança obtidos até o momento nos estudos pré-clínicos que são realizados em laboratório e animais.”

Após a imprensa ter divulgado que a vacina do Butantan teria sido desenvolvida no Instituto Mount Sinai, nos Estados Unidos, o instituto divulgou uma nota em que reafirma que a produção da ButanVac será 100% brasileira.

Segundo a nota, o instituto firmou uma parceria e tem a licença de uso e exploração de parte da tecnologia que foi desenvolvida pela Icahn School of Medicine do Hospital Mount Sinai de Nova Iorque para se obter o vírus

“O uso dessa tecnologia é livre do pagamento de royalties (royalty free) e pode ser feito por qualquer instituição de pesquisa em qualquer parte do mundo. Isso foi adotado para essa tecnologia com o objetivo de acelerar o desenvolvimento de vacinas contra o coronavírus”, informou o Butantan.

O instituto esclarece que apenas a tecnologia desenvolvida nos Estados Unidos para obtenção do vírus não é suficiente para se desenvolver uma vacina e é quando começa o “desenvolvimento da vacina completamente com tecnologia do Butantan”. “Entre as etapas feitas totalmente por técnicas desenvolvidas pelo instituto paulista, estão a multiplicação do vírus, condições de cultivo, ingredientes, adaptação aos ovos, conservação, purificação, inativação do vírus, escalonamento de doses, estudos clínicos e regulatórios, além do registro.”

O Butantan ainda destacou que o consórcio internacional tem um papel importante na “concepção da tecnologia e no suporte técnico para o desenvolvimento do imunobiológico, algo imprescindível para uma vacina segura e eficaz.”

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Saúde

Pandemia “rejuvenesce” e lockdown é necessário, diz Fiocruz
Cientistas e técnicos da Anvisa veem com cautela cronograma da Butanvac, que prevê vacina em produção em julho
https://www.osul.com.br/butantan-protocola-pedido-de-realizacao-de-estudo-de-vacina-na-anvisa/ Butantan protocola pedido de realização de estudo de vacina na Anvisa 2021-03-27
Deixe seu comentário
Pode te interessar