Domingo, 19 de janeiro de 2025
Por Redação O Sul | 23 de janeiro de 2023
Entre as loiras, algumas conhecem muito bem o estrago que um mergulho na piscina pode causar. Isso porque os cabelos descoloridos frequentemente adquirem um tom esverdeado (ou mesmo alaranjado) ao entrar em contato com a água da piscina. Mas, ao contrário do que se imagina, a culpa não é do cloro.
Luciana Passoni, médica especialista em cuidados com os cabelos, transplante capilar e tricologia, explica que isso acontece por causa do cobre presente na água. Para prevenir o desenvolvimento de algas e manter a piscina limpa, é feita uma limpeza com sulfato de cobre, que penetra nos fios e gera uma reação química, alterando a cor.
Raquel Souza, cabelereira especialista em saúde capilar e em loiros, explica que o prejuízo do cloro nos danos é provocar a abertura da cutícula do fio, fragilizando ainda mais o cabelo loiro.
Para evitar problemas causados pelo cloro ou pelo cobre e poder aproveitar a piscina sem preocupações, a profissional ensina um passo a passo: Passe um shampoo de limpeza profunda em casa, com ph ácido para retirar todo o cloro, lavando de duas a três vezes. Depois, passe uma boa máscara e chapinha, porque ela ajuda a melhorar o tom do cabelo ao esquentar. Borrife água mineral nos fios; Passe um creme sem enxágue que contenha aminoácidos para promover uma blindagem da cor; Reaplique nos fios a cada mergulho ou depois que o cabelo voltar a ficar seco.
Depois que o loiro se torna verde, somente uma ida ao cabelereiro pode reverter completamente o dano. No salão, o cabelo será lavado diversas vezes e depois matizado, um processo que envolve uma mistura específica de tons para cada caso.
Raquel ensina uma dica para depois que o estrago já está feito: “Passe um xampu de limpeza profunda em casa, com ph ácido para retirar todo o cloro, lavando de duas a três vezes. Depois, passe uma boa máscara e chapinha, porque ela ajuda a melhorar o tom do cabelo ao esquentar”.
Outro cuidado importante é não utilizar durante produtos químicos agressivos, como alisantes e tinturas, durante o período de maior frequência em praias e piscinas.
Cuidados nas férias
A dermatologista diz que para uma rotina na praia, o recomendado é usar um xampu condicionante normal e, ao voltar para a casa, utilizar um que seja antirresíduo. Esse tipo de produto promove uma limpeza profunda, ajudando o cabelo a voltar ao estado normal, sem estar submetido à tantas agressões.
“Depois dessa etapa, é preciso usar uma máscara muito hidratante, de nutrição, da orelha para baixo. Escolha principalmente as que contenham aminoácidos (ou proteínas) e água. Você encontra em qualquer farmácia, das mais baratas as mais caras”, afirma médica.
De olho no marketing
Apesar de haver no mercado diversos produtos que trazem no rótulo informações sobre serem específicos para praia e piscina, isso não é exatamente verdade. Luciana conta que a única diferença na formulação deles é a maior quantidade de silicone, o que dá uma falsa sensação de hidratação.
A médica explica que até mesmo o óleo de coco pode ser usado antes de entrar na água ou se expor ao sol para evitar o ressecamento.