Ícone do site Jornal O Sul

Cada vez mais as pessoas estão acessando o Google através do celular e não mais do computador

Mudança no uso da internet obrigou o Google a alterar seu algoritmo de buscas, que, desde abril, prioriza os resultados de sites que têm versões adaptadas para smartphones e tablets. (Crédito: Reprodução)

Mais da metade das pesquisas feitas no Google no mundo todo são realizadas em dispositivos móveis, indicou um estudo apresentado por Luis Collado, diretor dos serviços News e Play, na Espanha. Em um debate sobre as tendências dos negócios na internet, Collado destacou que a mudança no uso da internet obrigou o gigante da web a alterar seu algoritmo de buscas, que, desde abril, prioriza os resultados de sites que têm versões adaptadas para smartphones e tablets.

A mesma tendência é observada pelo portal líder no mercado de viagens, TripAdvisor, cuja diretora de Comunicação na Espanha e no Brasil, Blanca Zayas, assinalou que metade dos comentários feitos por seus usuários são originados de um dispositivo móvel.

Collado ressaltou que, apesar desses dados, as empresas que vendem produtos ou serviços pela internet ainda não reagiram adequadamente à supremacia dos smartphones e tablets.

O diretor do Google advertiu que 80% dos usuários que entram em um portal não adaptado para dispositivos móveis saem imediatamente da página, e que não se pode confiar no índice de download de aplicativos, porque 90% deles são abandonados um mês depois de terem sido baixados.

Os aplicativos mais utilizados são os jogos e os de redes sociais e, de todos os disponíveis, 75% dos usuários só aproveitam quatro ou cinco.

Blanca destacou as grandes mudanças dos aplicativos na organização das viagens e o papel que as plataformas de opinião desempenham, ao contribuir para aproveitar ao máximo os recursos no negócio turístico.

Segundo ela, o TripAdvisor oferece informação de 4,9 milhões de empresas turísticas e todos os meses recebe consultas de 340 milhões de pessoas que optam por planejar suas viagens através de seu portal, a maior parte na Europa, apesar de se tratar de uma empresa americana.

E destacou o aumento das opiniões recebidas, de 50 milhões em 2010 para 225 milhões em 2014, o que reflete que as pessoas querem compartilhar as experiências positivas que têm quando viajam. O TripAdvisor recebe 139 comentários de viajantes por minuto.

Sair da versão mobile