Segunda-feira, 15 de dezembro de 2025

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Rio Grande do Sul Cadastro Estadual de Habitação é lançado no Rio Grande do Sul

Compartilhe esta notícia:

O Cadastra RS também servirá de base para a habilitação do Estado em programas do governo federal, como o Minha Casa, Minha Vida

Foto: Divulgação
Nova faixa será voltada para famílias que têm renda mensal entre R$ 8,6 mil e R$ 12 mil. (Foto: Divulgação)

A Sehab (Secretaria de Habitação e Regularização Fundiária do Rio Grande do Sul) lançou na segunda-feira (28) o Cadastra RS para identificar a demanda habitacional e servir de base para a política de habitação de interesse social no Estado.

A ferramenta foi elaborada pela Procergs (Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do RS) e já está disponível no site da Sehab. O Cadastra RS é um banco de dados com informações sobre possíveis beneficiários, sejam os pretendentes à moradia popular ou os que desejam regularização fundiária. O cadastro terá dados como quantidade e definição dos moradores na residência, renda familiar, entre outros. A comprovação das informações ficará sujeita à análise documental feita pela Sehab.

“Quando eu entrei na secretaria de Habitação, era incômodo o fato de nós não sabermos o tamanho do déficit habitacional no Estado e as áreas que nós precisávamos regularizar. Nós, hoje, trabalhamos com 30 Núcleos Urbanos Informais, mas todos eles são demandas do Judiciário”, disse o titular da pasta, Fabricio Peruchin.

“Através desse banco de dados, teremos um norte para estruturarmos as políticas públicas de habitação, identificando as localidades com maior necessidade, quantas e quem são as pessoas que precisam, além das áreas que precisam ser regularizadas, otimizando o direcionamento das ações da secretaria”, acrescentou o secretário.

O Cadastra RS também servirá de base para a habilitação do Estado nos programas do governo federal, como o Minha Casa ,Minha Vida, no qual governo estadual está cadastrado como ente proponente, cabendo a ele indicar, por meio de um sistema auditável de cadastramento, as famílias que devem ser beneficiadas com as unidades financiadas pelo programa.

Para a divulgação do Cadastra RS, a Sehab também assinou um termo de cooperação com o Tudo Fácil, que reúne os principais serviços públicos para o cidadão e está presente em cinco cidades. As unidades funcionarão como pontos físicos para cadastro, com funcionários treinados para auxiliar no preenchimento dos dados.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Rio Grande do Sul

Mais de 1,3 mil escolas foram destruídas na Ucrânia desde o início da guerra
Denúncias de exercício ilegal da medicina quase triplicam no primeiro semestre no Rio Grande do Sul
https://www.osul.com.br/cadastro-estadual-de-habitacao-e-lancado-no-rio-grande-do-sul/ Cadastro Estadual de Habitação é lançado no Rio Grande do Sul 2023-08-29
Deixe seu comentário
Pode te interessar