Caetano Veloso completou 82 anos nessa quarta-feira (7). O artista nascido em Santo Amaro, no recôncavo baiano, é pai de três, torcedor do Bahia, já foi convidado ao Vaticano pelo Papa Francisco e tem um livro de críticas de cinema.
Nascido em 7 de agosto de 1942, Caetano cresceu em uma casa com sete irmãos: Clara, Roberto, Maria Bethânia, Rodrigo, Mabel, Irene e Nicinha. A mãe, que passou a ser conhecida nacionalmente como Dona Canô, era muito religiosa e fez com que a festa de Nossa Senhora da Purificação, que acontece anualmente em Santo Amaro, ganhasse notoriedade nacional.
Apesar de ter tido contato com a música durante a infância e adolescência, a carreira musical de Caetano começou só na década de 1960, ao acompanhar a irmã Maria Bethânia, quatro anos mais nova, em apresentações em Salvador. Confira curiosidades sobre a vida do aniversariante:
Estudante de filosofia
Assim como Gilberto Gil, que cursou administração na Universidade Federal da Bahia (Ufba), Caetano Veloso também é ex-aluno da instituição.
Em 1963 ele se matriculou no curso de filosofia. Apesar disso, Caetano não concluiu o curso, abandonou a faculdade em 1965, quando decidiu se mudar com Maria Bethânia para o Rio de Janeiro.
Parceria musical
Em 2024, Caetano e Bethânia viajam Brasil afora juntos com a turnê musical. Em Salvador, os ingressos esgotaram na mesma semana em que foram disponibilizados para a venda.
Apesar dos fãs terem pedido a apresentação em dupla por alguns anos, quando o assunto é música, os irmãos sempre trabalharam juntos.
Em 1964, Caetano se mudou para o Rio de Janeiro depois que a irmã foi convidada para substituir a também artista Nara Leão no ” Show Opinião”, um espetáculo que misturava música, depoimentos pessoais, notícias de jornal e citações de livros. A apresentação entrou em cartaz após o golpe militar.
Amizades na música
Entre os grandes amigos do meio musical, estão Gilberto Gil e Gal Costa. Juntos, os artistas criaram o grupo “Os Doces Bárbaros” e, ao lado de Maria Bethânia, fizeram uma turnê pelo Brasil em 1967. Entre as canções, estão “Esotérico” e “Um Índio”.
Mas as amizades transpassaram a música. Caetano escolheu Gal Costa para ser madrinha de seu primeiro filho, Moreno Veloso. Em 2023, na data em que a baiana completaria 78 anos, ele escreveu:
“Veio a ser a mais bela descendente da Bossa Nova. Co-criadora da tropicália, subia o morro de areia de Ipanema com as roupas mais lindas imagináveis. Seu corpo já não está entre nós. O que ela nos deu de beleza não nos deixará. Gal para sempre!”.
Ao lado de Gilberto Gil, Caetano compôs canções, fez dezenas de shows e também viveu momentos difíceis. Os amigos foram exilados juntos na época da Ditadura Militar e precisaram se mudar para Londres, na Inglaterra.
“Gilberto Gil é de importância imensa para mim. Gil é meu gêmeo smetakiano. Nosso segredo nem nós mesmos conhecemos ao certo”, afirmou.
Papa Francisco
Caetano Veloso recebe bênção do Papa Francisco no Vaticano
No ano passado, o artista foi convidado pelo Papa Francisco para um encontro no Vaticano, na Itália. Na ocasião, o cantor e compositor baiano entregou uma carta ao líder da Igreja Católica em todo o mundo, com um “pedido de socorro” quanto à insegurança no Brasil, sobretudo na Bahia.
Críticas de cinema
Na década de 60, Caetano cogitou se tornar crítico de cinema. Frequentador assíduo do Cine Subaé, cinema de sua cidade natal, Santo Amaro, ele passou a escrever críticas e comentários sobre os filmes que assistia no local. Na época, alguns deles foram publicados em jornais.
Os escritos foram reunidos, organizados e lançados em formato de livro pela editora Companhia das Letras. O “Cine Subaé: escritos sobre cinema 1960-2023” foi lançado em maio deste ano.
Mais ouvidas
Caetano tem mais de 600 composições e quase duas mil gravações cadastradas, de acordo com um levantamento feito em 202E pelo Escritório Central de Arrecadação e Distribuição (Ecad).
Na época em que a pesquisa foi feita, a música mais ouvida do artista era “Sampa”. “Você é linda” vinha em segundo lugar, seguida de “Você não entende nada”.
Os artistas que mais regravaram o baiano foram seus amigos e conterrâneos Gal Costa (223), Maria Bethânia (197) e Gilberto Gil (117), respectivamente. As informações são do G1.