No último dia da Fenasoja que celebra os 100 anos do grão no Brasil, ocorreu na manhã deste domingo (8) o café com expositores, no auditório central do Parque de Exposições, reunindo voluntários, presidentes de comissões, patrocinadores, autoridades e comunidade em geral. Em clima de otimismo, o presidente da Fenasoja 2024, Dário Germano, destacou o papel dos voluntários que deram o máximo de si na construção da feira, fazendo com que este momento ficasse na história.
“Quando o trabalho está na frente de tudo, antes dos nomes, significa que tudo valeu pena”, disse. O presidente agradeceu ainda a imprensa e os embaixadores, que a projetaram para o mundo, estendendo gratidão também aos seus familiares que estiveram ao seu lado nesses 30 meses de construção da edição. Em sua fala final, Germano destaca que o sentimento é de missão cumprida, e ver o sorriso no rosto das pessoas o faz ter a certeza de que a feira está no caminho certo.
Anderson Mantei, prefeito de Santa Rosa, lembrou que o esforço de todos os voluntários foi triplicado em 2024, tendo em vista a catástrofe que atingiu o estado em meados de maio deste ano, e para a reconstrução do parque de Exposições, afetado por um temporal que danificou parte das estruturas.
Durante o café, foram empossados o pelo presidente do Conselho Consultivo Permanente, Elias Dallalba, o presidente da Fenasoja 2026, Marcos Servat, e anunciado o vice-presidente da próxima edição, Fabiano Soltis. Marcos Servat, fez questão de pontuar as ações que já estão previstas em infraestrutura, como novos banheiros, interligações entre os pavilhões para facilitar o acesso dos visitantes, bem como novos investimentos na estruturação no estacionamento do acesso via bairro Timbaúva, que se tornou um dos principais pontos de entrada durante a feira. Um novo pavilhão para as Agroindústrias está em fase de projeto, bem como a segmentação de áreas do parque, por setores.
Os números finais de negócios e visitantes serão divulgados nos próximos dias.