O mais recente boletim do projeto Balneabilidade 2024-2025 divulgado pela Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam) mostra que dos 93 pontos analisados, no Litoral Norte e no interior do Rio Grande do Sul, 80 estão próprios para banho e 13 estão impróprios para receber banhistas.
O número de locais próprios caiu em relação ao relatório anterior, quando o eram 83 pontos próprios. No boletim seguinte, subiram para 13 os pontos impróprios. Dos 34 locais analisados no Litoral Norte, 31 seguem próprios e três aparecem como inadequados para banho.
Impróprios
* Barra do Ribeiro – Praia Recanto das Mulatas/Lago Guaíba
* Capão da Canoa – Edifício Aymoré
* Capão da Canoa – Edifício Yara
* Cerrito – Balneário Cerrito e Rio Piratini
* Osório – Lagoa do Peixoto
* Pedro Osório – Balneário Pedro Osório e Rio Piratini
* Pelotas – Valverde e Trapiche
* Pelotas – Santo Antônio e Rua Bagé
* Santa Maria – Balneário Passo do Verde e Rio Vacacaí
* Santiago – Balneário Distrito de Ernesto Alves e Rio Jaguarizinho
* São Jerônimo – Praia do Encontro e Rio Jacuí
* Tapes – Balneário Rebelo
* Tapes – Praia do Pinvest
Conforme o histórico dos sete boletins da temporada, esta é a primeira vez que dois pontos de Capão da Canoa, no Litoral Norte, aparecem como impróprios para banho e a terceira vez que Osório figura na lista.
Esse resultado é baseado nas análises das últimas cinco semanas de coletas. Essa já é a décima primeira semana de verificação do projeto Balneabilidade, temporada 2024-2025, em que as primeiras coletas foram realizadas em 17 de novembro de 2024.