Quinta-feira, 06 de fevereiro de 2025
Por Redação O Sul | 22 de agosto de 2017
O vice-governador do RS José Paulo Cairoli afirmou nesta terça-feira, em sua palestra no Menu Porto Alegre promovido pela Associação Comercial Porto Alegre, que o próximo governador vai ter que manter a alíquota básica do ICMS de 18%, que foi aprovada pela Assembleia Legislativa para valer até dezembro de 2018, retornando depois aos 17%. “Vai ter que negociar ou não terá dinheiro”, acrescentou.
Também criticou a postura dos empresários: “Devem ser menos falsos.” Acrescentou que no contato com o governo muitos deles buscam o resolver seus problemas e não pensam no todo. “Devemos pensar em melhorar nossa educação agora, por exemplo, e os empresários precisam contribuir nestes debates.”
Cairoli lembrou que os empresários reclamam da contribuição obrigatória dos sindicatos dos trabalhadores, mas aceitam contribuir para o Sistema S que é um custo para as empresas. A palestra aconteceu nesta terça-feira, 22/08, no Salão Nobre do Palácio do Comércio.
O vice-governador salientou que hoje o governo Sartori tem um plano de modernização do Estado, com um orçamento realista. “Criamos um ambiente favorável aos empreendedores modernizando e simplificando os negócios.”
Cairoli ressaltou que o governo firmou o Acordo de Resultados com as secretarias e órgãos da administração direta e indireta, acompanhando indicadores de desempenho, projetos prioritários, bem como ações de eficiência de gestão. “Também um novo modelo de gestão ambiental, com a redução prazo de licenciamento ambienta de de 2,4 anos para três meses.”
Na Junta Comercial o prazo para abrir uma empresa passou de 11 dias em 2015 para três dias em 2017. O vice-governador citou ainda a modernização na inspeção animal. A nova lei aprovada na Assembleia permite que as empresas contratem médicos veterinários para fazer a inspeção e desafogar o Estado.