Ícone do site Jornal O Sul

Cais Embarcadero é reaberto ao público, mais de seis meses após a enchente no Centro de Porto Alegre

Recuperação do espaço na orla do Guaíba recebeu investimento de R$ 15 milhões. (Foto: Reprodução/Instagram)

Após 195 dias de fechamento por conta da enchente de maio em Porto Alegre, o Cais Embarcadero foi reaberto ao público nessa terça-feira (12). O complexo de lazer e gastronomia localizado em trecho da orla do Guaíba no Centro Histórico abriga 35 estabelecimentos, incluindo cinco novas unidades – quatro empresas optaram por deixar o local.

A reconstrução recebeu um um investimento de aproximadamente R$ 15 milhões, mais que o dobro do prejuízo causado pela catástrofe ambiental no espaço de 20 mil metros-quadrados, próximo ao Gasômetro. Além da recuperação do que foi destruído, a obra incluiu mudanças para tornar a infraestrutura mais resistente a novas cheias, incluindo a elevação da altura da rede elétrica.

Com obras iniciadas em 2019, o Embarcadero foi oficialmente inaugurado em novembro de 2021. Na sexta-feira (8) passada, autoridades como o prefeito Sebastião Melo e o governador Eduardo Leite, junto a convidados especiais, participaram da cerimônia oficial de reinauguração. O clima geral foi de otimismo e emoção por parte dos permissionários do complexo.

Funcionamento

Com bares, restaurantes, praça para a gurizada e área para cães e gatos de estimação, o espaço tem entrada gratuita. O funcionamento é de terça a sexta-feira (11h às 22h30min), bem como aos sábados, domingos e feriados (10h às 22h30min) – nas segundas os portões são fechados ao público, para serviços de manutenção.

A lista de estabelecimentos e outros detalhes podem ser conferidos na conta do Cais Embarcadero na rede social Instagram. No Facebook também há uma página específica.

(Marcello Campos)

Sair da versão mobile