A Caixa Econômica Federal anunciou a antecipação, para este sábado (10), da quarta etapa de saques das contas inativas do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço). Nesta fase, têm direito a sacar os recursos os trabalhadores nascidos em setembro, outubro e novembro. Para quem optou pelo crédito em conta, a liberação do dinheiro também será antecipada.
Prevista inicialmente para começar em 16 de junho, a quarta fase foi antecipada em função do feriado da próxima semana, informou nesta terça-feira (06) o presidente da Caixa, Gilberto Occhi. Para atender aos trabalhadores que querem fazer o saque das contas inativas, 2.015 agências da Caixa abrirão no sábado das 9h às 15h em todo o Brasil.
Também haverá atendimento exclusivo em horário especial nos dias 12, 13 e 14 de junho, quando todas as agências do banco abrirão duas horas mais cedo. Segundo a Caixa, 7,5 milhões de trabalhadores têm direito a casar recursos de contas inativas nesta quarta fase. O valor disponível é de cerca de R$ 10,9 bilhões.
Mais de 2,4 milhões de trabalhadores receberão seus recursos automaticamente via crédito em conta poupança da Caixa, que representa R$ 2,9 bilhões em recursos. A Caixa informou que está mantido para 14 de julho o início da 5ª fase dos saques de contas inativas, que vai atender aos trabalhadores nascidos em dezembro. O prazo final para o saque de recursos, para trabalhadores nascidos em qualquer mês, é 31 de julho.
Se o beneficiário não retirar o dinheiro até o prazo final, o valor voltará para a conta do FGTS e ele só conseguirá sacá-lo se estiver enquadrado nas hipóteses que permitem o saque do FGTS, como trabalhadores ou dependentes portadores do vírus HIV; pessoas em tratamento contra o câncer; doentes em estágio terminal em razão de doença grave, ou se ficar pelo menos 3 anos sem receber depósito de empregadores no Fundo de Garantia. (AG)