Os desempregados estão incluídos na liberação, pela Caixa Econômica Federal, a retirada de até R$ 1 mil para trabalhadores com saldo em conta ativa ou inativa do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS). O limite vale mesmo para quem possui quantia residual maior e prevê outros requisitos, como não ter solicitado saque-aniversário.
Nascidos entre os meses de janeiro e setembro já puderam fazer a retirada. Para os demais meses-base, o calendário é o seguinte.
– Nascidos em outubro: 1º de junho;
– Nascidos em novembro: 08 de junho;
– Nascidos em dezembro: 15 de junho.
Saiba mais
Para saber se tem direito a algum valor, o trabalhador deve acessar a página do Fundo no site da Caixa (fgts.caixa.gov.br) ou o aplicativo do FGTS (disponível para sistemas operacionais Android e iOS). Esse último oferece mais opções – consulta aos valores, atualização de dados da conta-poupança digital e pedido para que o dinheiro permaneça na conta do FGTS.
Os recursos estarão disponíveis até 15 de dezembro. Quem não gastar, retirar ou transferir o crédito para a conta corrente e nem se manifestar terá a quantia devolvida à conta vinculada do FGTS, com correção equivalente ao período que permaneceu parada.
Se o titular possuir mais de uma conta do FGTS, o saque segue a seguinte ordem: primeiro as contas relativas a contratos de trabalho extintos (com início pela que tiver o menor saldo), depois as demais contas vinculadas (também começando pelo menor saldo).
Não estão disponíveis para saque valores bloqueados na conta do FGTS como garantia de operações de crédito de antecipação do Saque Aniversário, por exemplo.
Internet
– Acesse fgts.caixa.gov.br.
– Na página inicial, escolha a opção “Saque Extraordinário do FGTS” e clique em “Consulte aqui”.
– Informe o CPF ou o número do PIS.
– Clique em “Não sou um robô”, selecione as imagens pedidas pelo sistema e clique em “Verificar”.
– Informe a senha usada para consultar o extrato do FGTS. Caso o trabalhador não se lembre ou não a tenha, clique em “Cadastrar/recuperar senha”.
– Cadastre seu número de celular para receber SMS com atualizações sobre o saque. Se não quiser receber mensagens, basta clicar em “Não quero receber Extrato FGTS e notificações em meu celular”.
– Por fim, aparecerá uma mensagem informando se você tem direito ao saque do FGTS, a data da liberação do dinheiro e como será feita essa retirada.
Aplicativo
– Atualize ou baixe o aplicativo FGTS no dispositivo móvel.
– Entre no aplicativo.
– Clique em “Continuar” quando o sistema perguntar se pode usar caixa.gov.br.
– Informe o CPF.
– Clique em “Não sou um robô”, selecione as imagens pedidas pelo sistema e clique em “Verificar”.
– Informe a senha usada para consultar o extrato do FGTS e clique em “Entrar”.
– Após mensagem com informações sobre o saque extraordinário do FGTS, clique em “Entendi”.
– Na tela inicial, clique em “Saque Extraordinário”, no quadro laranja.
– Na tela seguinte, aparecerá o valor disponível para saque.
– Clique em “Ver contas FGTS liberadas” para saber de que contas o valor está sendo liberado.
– Na próxima tela, aparecerá a quantia disponível para saque.
– Caso o pagamento seja automático, o aplicativo informará a data e o modo de retirada.
Depósito não automático
– O próprio aplicativo pedirá que o trabalhador faça o pedido de saque, bastando clicar no botão “Solicitar saque”, de cor laranja.
– Clique em “Confirmar” para autorizar a abertura de conta-poupança social da Caixa em seu nome. Essa é a única opção para receber os recursos do FGTS.
– Aparecerá a seguinte mensagem: “A Caixa processará a solicitação e caso esteja tudo certo, o valor será creditado em sua conta”.