Quarta-feira, 26 de fevereiro de 2025
Por Redação O Sul | 28 de dezembro de 2019
Ayrton Senna foi campeão da Fórmula 1 nos anos de 1988, 1990 e 1991. Ele morreu em 1994 após um acidente no Grande Prêmio de San Marino
Foto: Fernando Frazão/Agência BrasilO piloto Ayrton Senna foi homenageado com uma estátua instalada em frente ao Hotel Belmond Copacabana Palace na sexta-feira (27), conforme antecipou o jornalista Ancelmo Gois, do jornal O Globo. De frente para o palco do show do réveillon e sem autorização da prefeitura, o monumento em homenagem ao corredor de Fórmula 1 tem chamado a atenção de brasileiros e estrangeiros que passam pela orla.
Instalada sobre uma estrutura de pedra de 80 centímetros que simula um pódio, a estátua de bronze de 1,76 metro é assinada pelo artista Mário Pitanguy. De acordo com Pitanguy, a obra demandou 6 meses de trabalho, custou R$ 150 mil e ficou pronta no último dia 20:
“Sempre fui um grande fã de Ayrton e, quando recebi a encomenda, me senti extremamente motivado a fazer a melhor escultura possível”, disse ele.
Fruto de uma campanha do site Hotel Urbano, a peça foi colocada no local na madrugada de quinta para sexta e, desde então, virou parada obrigatória para turistas. Um deles é o argentino Carlos Weber, que definiu Ayrton como “gênio”, vai passar o ano em Búzios e chegou à cidade há 2 dias.
“O Rio me encantou, é lindo e a vista do Cristo é fantástica”, disse ele. “A única coisa que me incomodou um pouco foi a quantidade de lixo na areia e outros pontos da cidade.”
Quem trabalha na região aprovou a novidade:
“Trabalho aqui todos os dias e, ontem pela manhã, a estátua já estava aqui. O Ayrton foi um ícone e tem muita gente parando aqui para tirar fotos”, relatou o corretor de imóveis turísticos Danyel Pamplona.
Moradora de Copacabana, Irani Veríssimo gostou da novidade e ressaltou a tranquilidade do bairro nestes últimos dias de 2019:
“Eu amava o Ayrton, chorei muito na morte dele e me emociono até hoje só de lembrar”, disse ela. “Estou achando o bairro mais tranquilo neste réveillon do que no do ano passado, em relação a trânsito, assaltos e confusões.”
A Secretaria de Infraestrutura, Habitaçao e Conservação informou que a Gerência de Monumentos e Chafarizes “não foi contactada pela empresa Hotel Urbano para conceder autorização de instalação da escultura de Ayrton Senna no calçadão do posto 2, em Copacabana”.
“Vale esclarecer que, mesmo a escultura não tendo sido instalada na calçada – apenas colocada sobre o passeio -, e por período temporário, o responsável tem que solicitar autorização ao órgão; pois trata-se de logradouro público”, afirmaram representantes do órgão por meio de nota. No texto, eles informam ainda que a gerência “fará contato com a empresa responsável para conceder a autorização e oficializar a ação em homenagem ao nosso eterno e amado campeão da Fórmula 1”.