Sábado, 11 de janeiro de 2025
Por Redação O Sul | 8 de fevereiro de 2016
A atmosfera muito instável traz alerta de fortes temporais para Porto Alegre nesta segunda-feira (08) e terça-feira (09). Segundo o Sistema Metroclima, uma massa de ar quente, úmido e muito instável cobre o Rio Grande do Sul neste começo de semana. Os modelos numéricos analisados indicam índices de instabilidade muito altos para esses dois dias.
As projeções são de uma atmosfera muito instável e propícia à formação de temporais, alguns potencialmente fortes com chuva intensa localizada e risco de vendavais. A perspectiva de calor agrava o risco de episódios localizados de vento forte.
Nesta segunda, a instabilidade se forma sobre o Rio Grande do Sul por convecção em razão do calor e da umidade. A temperatura máxima deve chegar a 37ºC na Capital. Já na terça, a instabilidade associada a uma frente fria avançará de forma mais generalizada do Uruguai para o Estado. A máxima será de 35ºC na cidade.
O Ceic (Centro Integrado de Comando de Porto Alegre) vai monitorar as condições do tempo e emitir alertas, se for caso. O Ceic destaca que o temporal que devastou a cidade no dia 29 de janeiro foi excepcional pela sua força e que a maioria dos temporais na área da Capital não terá a mesma magnitude no futuro. Mas, como a cidade ainda está em processo de recuperação, chuva e vento moderado a forte, mesmo sem extremos, neste momento podem trazer transtornos adicionais.