Sábado, 18 de janeiro de 2025

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
24°
Fair

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Brasil Câmara aprova tornar crime divulgação de foto ou vídeo de nudez sem autorização

Compartilhe esta notícia:

Deputados reunidos em plenário nesta terça (21) durante análise de projeto sobre nudez na internet. (Foto: Zeca Ribeiro/Câmara dos Deputados)

A Câmara dos Deputados aprovou nesta terça-feira (21) um projeto que torna crime o ato de divulgar fotos ou vídeos, sem autorização, com cenas de nudez ou de ato sexual de caráter privado de outra pessoa, atitude é conhecida como “vingança virtual”. O texto segue para análise do Senado.

Atualmente, quando isso acontece, o ato pode ser configurado como crime de injúria ou difamação. Se a mudança na legislação for aprovada pelo Senado e sancionada pelo presidente Michel Temer, passará a ser um crime específico.

A proposta aprovada pelos deputados altera a Lei Maria da Penha e reconhece que a violação da intimidade da mulher consiste em uma das formas de violência doméstica e familiar.

O projeto inclui a divulgação, por meio da internet ou outro meio, de dados pessoais, vídeos, áudios, montagens e fotos “obtidos no âmbito das relações domésticas, de coabitação ou hospitalidade”.

Código Penal

O texto aprovado pela Câmara também modifica o Código Penal para prever pena de prisão de três meses a um ano, além de multa, para a exposição pública da intimidade sexual.

A pena ainda pode ser aumentada, entre um terço e metade, se o crime for cometido por motivo torpe ou contra pessoa com deficiência.

A Lei Maria da Penha se refere somente às mulheres, mas, como a proposta prevê mudanças no Código Penal, o projeto, se aprovado, também valerá para homens.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Brasil

Sabatina: para Moraes, internação deve ser maior quando jovem cometer ato hediondo
Supremo proíbe Moro de analisar citações de Sérgio Machado a Sarney na Lava-Jato
https://www.osul.com.br/camara-aprova-tornar-crime-divulgacao-de-foto-ou-video-de-nudez-sem-autorizacao/ Câmara aprova tornar crime divulgação de foto ou vídeo de nudez sem autorização 2017-02-21
Deixe seu comentário
Pode te interessar