Ícone do site Jornal O Sul

Câmara de Vereadores concede título de Cidadão de Porto Alegre ao ex-ministro Onyx Lorenzoni, candidato ao governo do RS em 2022

Nas eleições do ano passado, Onyx disputou o segundo turno contra o governador Eduardo Leite (PSDB), que foi reeleito. (Foto: Leonardo Lopes/CMPA)

A Câmara Municipal de Porto Alegre realizou, na terça-feira (8), uma sessão solene para entregar o título de Cidadão Emérito de Porto Alegre ao ex-ministro e ex-deputado federal Onyx Lorenzoni (PL), que foi candidato ao governo do Rio Grande do Sul nas eleições de 2022.

A homenagem foi proposta pelo vereador Alexandre Bobadra (PL). “Depois de 28 anos de vida pública, já passava da hora de a gente homenagear Onyx Lorenzoni”, afirmou o vereador. Segundo ele, Onyx “é cristão e defensor das liberdades” e, entre as suas prioridades, estão “o direito à legítima defesa, a segurança pública, a defesa da propriedade privada, agricultura, educação, redução de impostos e combate à corrupção”.

Bobadra destacou que Onyx coordenou a transição entre os governos dos ex-presidentes Michel Temer e de Jair Bolsonaro e que foi ministro de diferentes pastas no mandato de Bolsonaro. “Em 2018, tive a felicidade de concorrer a deputado federal na mesma chapa que o Onyx. A diferença é que ele fez 200 mil votos, e eu, 20 mil”, brincou o vereador.

O vice-prefeito de Porto Alegre, Ricardo Gomes, destacou que o homenageado é um “político que ao longo de todo o seu percurso manteve a mesma visão de mundo”.

Onyx agradeceu a homenagem. “Carregarei como um dos melhores momentos da minha vida pública o carinho e o reconhecimento da Câmara Municipal de Porto Alegre”, afirmou. “A liberdade é um valor inafastável na vida de uma nação que deseja alcançar a prosperidade. É esse caminho que permite a um ser humano encontrar a felicidade”, prosseguiu.

Onyx nasceu em Porto Alegre, em 1954. É formado em medicina veterinária pela UFSM (Universidade Federal de Santa Maria). Exerceu cinco mandatos de deputado federal pelo Rio Grande do Sul.

Nas eleições do ano passado, Onyx disputou o segundo turno contra o governador Eduardo Leite (PSDB), que foi reeleito.

Sair da versão mobile