Em meio às comemorações dos 200 anos da chegada das primeiras famílias alemãs ao Rio Grande do Sul, imigrantes e descendentes serão homenageados em sessão solene da Câmara de Vereadores de Porto Alegre, às 19h desta quinta-feira (1º). Eles estarão representados pelo Consulado do país europeu na capital gaúcha.
Dentre os objetivos da iniciativa está o de reforçar a relevância da representação diplomática da nação germânica na cidade. Essa presença tem desempenha papel fundamental no fortalecimento dos laços bilaterais, promovendo intercâmbios em âmbito cultural, educacional, econômico, dentre outras esferas.
Também será entregue o Troféu Câmara Municipal ao cônsul Marc Bogdahn. A cerimônia é um dos destaques da programação de retorno dos parlamentares municipais ao trabalho após o recesso de julho, iniciado no dia 17.
Efeméride
A história da imigração alemã para o Brasil, via Rio Grande do Sul, completou oficialmente seu bicentenário 200 anos no dia 25 de julho. Foi nessa data, em 1824, que os primeiros 39 imigrantes de língua alemã chegaram a São Leopoldo (Vale do Sinos).
As comemorações se estenderão no Estado até o final do ano, encerrando uma programação que teve como ponto de partida o estabelecimento pelo governo gaúcho, já em 2021, de uma Comissão Oficial do Bicentenário da Imigração Alemã, incumbida de organizar as atividades comemorativas e que foi reformulada em 2023 para agregar novas instituições.
O cronograma inclui mais de 120 eventos em cerca de 100 cidades gaúchas ao longo do ano. Abrange, dentre outras realizações, atos inter-religiosos, concertos, apresentações culturais, reinauguração de museu histórico e novos monumentos.
“A programação é uma oportunidade de homenagear os primeiros imigrantes e todas as milhares de pessoas de língua alemã que vieram, ao longo desses dois séculos, para o Rio Grande do Sul, reconhecendo sua contribuição para a constituição e o desenvolvimento econômico e social do Estado”, ressalta a divulgação oficial.
Apesar de o fluxo migratório ter incluído grupos falantes do idioma alemão, no início do século de 1800 a Alemanha ainda não existia como país nos moldes atuais. A maioria desses estrangeiros que aportaram em território gaúcho, porém, era originária de territórios que hoje formam a Alemanha.
(Marcello Campos)