Sexta-feira, 27 de dezembro de 2024

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
28°
Partly Cloudy

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Política Câmara dos Deputados aprova programa de combate ao assédio sexual

Compartilhe esta notícia:

Todas as formas de violência contra a mulher aumentaram em 2022, segundo levantamento.

Foto: Divulgação/Douglas Macedo
Todas as formas de violência contra a mulher aumentaram em 2022, segundo levantamento. (Foto: Divulgação/Douglas Macedo)

A Câmara dos Deputados aprovou na noite de terça-feira (7) a Medida Provisória (MP) 1140/22, que institui o Programa de Prevenção e Enfrentamento ao Assédio Sexual, à Violência Sexual e aos demais Crimes contra a Dignidade Sexual. O texto segue para análise do Senado.

A MP havia sido editada pelo governo federal em outubro do ano passado, com foco exclusivo na prevenção e combate ao assédio sexual de crianças e adolescentes em instituições de ensino. Durante sua tramitação na Câmara, a deputada federal Alice Portugal (PCdoB-BA), relatora da matéria, ampliou o escopo do programa para abranger toda a administração pública direta e indireta, federal, estadual, distrital e municipal.

O programa também se aplica a todas as instituições privadas que prestem serviços públicos por meio de concessão, permissão, autorização ou qualquer outra forma de delegação. Nesses casos, as normas serão definidas por um regulamento.

De acordo com o texto aprovado na Câmara, o programa será estruturado com medidas para prevenir e enfrentar a prática desses crimes e capacitar agentes públicos para o desenvolvimento e a implementação de ações destinadas à discussão, prevenção, orientação e solução do problema nesses órgãos e entidades.

A MP ainda prevê a adoção de campanhas educativas sobre as condutas e os comportamentos que caracterizem o assédio sexual e demais crimes. O objetivo é informar e conscientizar os agentes públicos e a sociedade sobre como identificar a ocorrência de condutas ilícitas e a rápida adoção de medidas para sua repressão.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Política

Mulheres ocupam 5,5% dos cargos de lideranças partidárias na Câmara e 10,5% no Senado
Mulheres recebem apenas 8% de todo o direito autoral arrecadado no País
https://www.osul.com.br/camara-dos-deputados-aprova-programa-de-combate-ao-assedio-sexual/ Câmara dos Deputados aprova programa de combate ao assédio sexual 2023-03-08
Deixe seu comentário
Pode te interessar