Sábado, 19 de abril de 2025
Por Redação O Sul | 26 de março de 2020
A telemedicina abrange toda a prática médica realizada à distância
Foto: DivulgaçãoA Câmara dos Deputados aprovou na quarta-feira (25), em sessão remota, um projeto que autoriza o uso da telemedicina durante a pandemia de coronavírus. O texto segue para o Senado.
O projeto foi apresentado por um grupo de deputados e define telemedicina como “exercício da medicina mediado por tecnologias para fins de assistência, pesquisa, prevenção de doenças e lesões e promoção de saúde”.
O texto diz que a telemedicina poderá ser usada “em quaisquer atividades na área da saúde”. Na justificativa do projeto, os parlamentares argumentam que a situação “crítica e urgente” relacionada à pandemia leva a uma maior demanda do serviço médico.
Por isso, na opinião dos deputados, seria necessário acabar com qualquer requisito burocrático que poderia impedir a atendimento à distância. “O mais importante é assegurar à nossa população a continuidade do atendimento”, dizem os parlamentares no documento.
Segundo o projeto, o médico deverá informar ao paciente “todas as limitações inerentes ao uso da telemedicina, tendo em vista a impossibilidade de realização de exame físico durante a consulta”.
A telemedicina abrange toda a prática médica realizada a distância, independente do instrumento utilizado para a relação com o paciente.