Terça-feira, 25 de fevereiro de 2025
Por Redação O Sul | 17 de junho de 2021
Se o projeto for aprovado pelo Senado, a data será celebrada em 14 de maio
Foto: Tânia Rêgo/Agência BrasilA Câmara dos Deputados aprovou, nesta quinta-feira (17), o Projeto de Lei 1136/2019, que cria o Dia Nacional de Conscientização das Doenças Cardiovasculares na Mulher, a ser celebrado no dia 14 de maio.
A iniciativa visa ajudar na conscientização e prevenção sobre os fatores de risco cardiovascular para ampliar e antecipar o diagnóstico dessas doenças na população brasileira, especialmente nas mulheres. O texto será analisado pelo Senado.
A data especial tem por objetivo estimular a realização de campanhas e ações do poder público em parceria com entidades médicas, em especial a Sociedade Brasileira de Cardiologia, universidades, escolas, associações e sociedade civil, na organização de palestras, eventos e treinamentos sobre as doenças cardiovasculares nas mulheres.
A autora do projeto, deputada Mariana Carvalho (PSDB-RO), justificou a iniciativa com o argumento de que as doenças cardiovasculares são as grandes causadoras de mortalidade no Brasil e no mundo.