Sábado, 01 de fevereiro de 2025

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
22°
Fair

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Brasil Câmara dos Deputados realiza sessão para leitura do relatório sobre a segunda denúncia contra Temer

Compartilhe esta notícia:

Seis por cento dos brasileiros avaliam o governo Temer como ótimo ou bom. (Foto: AE)

A Câmara dos Deputados realiza nesta terça-feira (24) uma sessão de plenário destinada à leitura do relatório da CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) que recomenda a rejeição da denúncia contra o presidente Michel Temer e os ministros Eliseu Padilha (Casa Civil) e Moreira Franco (Secretaria-Geral).

O procedimento é uma das etapas exigidas para que o relatório seja incluído na pauta de votações da Casa. A leitura deve ser feita pela segunda-secretária da Câmara, deputada Mariana Carvalho (PSDB-RO). Para que a sessão seja aberta, é necessário que ao menos 51 dos 513 deputados estejam presentes na Câmara.

Na denúncia, apresentada pela PGR (Procuradoria-Geral da República), Temer, Padilha e Moreira são acusados do crime de organização criminosa. Contra o presidente também é atribuído o crime de obstrução de Justiça.

Para quarta-feira (25), dia seguinte à leitura do parecer, está marcada a sessão para votar o caso. Cabe ao plenário da Câmara decidir se autoriza ou não o prosseguimento da denúncia para análise do STF (Supremo Tribunal Federal).

Relatório

Antes de ser analisada em plenário, a denúncia da PGR contra Temer e os ministros foi discutida pela Comissão de Constituição e Justiça da Câmara. Na CCJ, foi aprovado o parecer do deputado Bonifácio de Andrada (PSDB-MG), que recomendou a rejeição das acusações pelo plenário. O relatório recebeu, dos membros da comissão, 39 votos favoráveis e 26, contrários, além de uma abstenção.

Independentemente do resultado na CCJ, o plenário tem autonomia para tomar a decisão final sobre as acusações. Se pelo menos 342 dos 513 deputados votarem contra o parecer de Andrada, ou seja, a favor do prosseguimento do processo, a denúncia seguirá para análise do Supremo Tribunal Federal.

Votação

A sessão de votação da denúncia está marcada para 9h de quarta-feira. Antes da votação, o relator e os advogados de defesa dos acusados terão tempo para discursar. Haverá ainda uma fase de debates entre os deputados e tempo para orientação de bancada pelos líderes partidários.

A votação será nominal, com cada parlamentar anunciando seu voto no microfone do plenário. Se receber o aval da Câmara a denúncia seguirá para a análise do STF. Caso contrário, as acusações ficarão suspensas até o fim do mandato do presidente Michel Temer.

 

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Brasil

Acusações contra Lula se repetem no Distrito Federal e no Supremo
Considerado o presidente chinês mais poderoso dos últimos 25 anos, Xi Jinping é elevado ao nível de Mao Tsé-Tung
https://www.osul.com.br/camara-dos-deputados-realiza-sessao-para-leitura-do-relatorio-sobre-segunda-denuncia-contra-temer/ Câmara dos Deputados realiza sessão para leitura do relatório sobre a segunda denúncia contra Temer 2017-10-24
Deixe seu comentário
Pode te interessar