Quarta-feira, 30 de abril de 2025

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Mundo Câmara dos Estados Unidos entregará impeachment do ex-presidente Donald Trump ao Senado na segunda-feira, diz líder da maioria

Compartilhe esta notícia:

O julgamento ocorre com Trump já fora do cargo.

Foto: Arquivo/Official White House/Shealah Craighead
O julgamento ocorre com Trump já fora do cargo. (Foto: Arquivo/Official White House/Shealah Craighead)

A Câmara dos Deputados dos Estados Unidos deve entregar ao Senado na segunda-feira (25) o artigo de impeachment acusando o ex-presidente Donald Trump de incitar insurreição, dando início a um julgamento que pode proibir o antigo mandatário de assumir o cargo novamente, afirmou nesta sexta-feira (22) o líder da maioria no Senado, o senador democrata Chuck Schumer.

Na última semana a Câmara dos Deputados aprovou o processo de impeachment, mas é preciso que ele seja levado ao Senado, para ser julgado.

“O Senado conduzirá o julgamento do impeachment de Donald Trump”, afirmou Schumer em um pronunciamento no plenário. “Será um julgamento completo. Será um julgamento justo”, completou.

A exemplo do que ocorre em outros países, nos Estados Unidos o presidente não é afastado sem que o processo de impeachment seja aberto também no Senado. E a sua saída definitiva só pode ser determinada depois do processo ser analisado e aprovado pelos membros da Casa legislativa, com dois terços dos votos.

O julgamento vai acontecer mesmo com Donald Trump já como ex-presidente. Se ele for julgado culpado, algo inédito e sem precedentes,  ele poderá perder a aposentadoria e demais direitos por ter comandado o país, como a aposentadoria, e também fica impedido de concorrer novamente ao cargo, algo que ele já mencionou desejar.

Adiamento

O líder da minoria no Senado, o republicano Mitch McConnell, chegou a propor um adiamento para que a equipe jurídica do ex-presidente Donald Trump se prepare para o julgamento. O prazo seria de duas semanas, retardando o início para até meados de fevereiro.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Mundo

Secretaria da Saúde do RS recomenda que segunda aplicação da Coronavac ocorra 28 dias depois da primeira
Anvisa aprova, por unanimidade, uso emergencial de novo lote da Coronavac
https://www.osul.com.br/camara-dos-estados-unidos-entregara-impeachment-do-ex-presidente-donald-trump-ao-senado-na-segunda-feira-diz-lider-da-maioria/ Câmara dos Estados Unidos entregará impeachment do ex-presidente Donald Trump ao Senado na segunda-feira, diz líder da maioria 2021-01-22
Deixe seu comentário
Pode te interessar